• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Segunda LGBTI expõe tabu

Temática LGBTI na Feira Literária causa clima de tabu durante 1ª Festa Literária de Marabá

por Redação
24/09/2019
em Cidades
Segunda LGBTI expõe tabu

Temática discutida nesta segunda-feira incomodou alguns jovens participantes na Festa das Multivozes/ Foto: Evangelista Rocha

511
Visualizações

Durante a tarde desta segunda-feira, 23, a 1ª Festa Literária de Marabá seguiu sua programação no Auditório Multivozes do Carajás Centro de Convenções e Eventos com a roda de conversa sobre Representatividade LGBTQIA+ na literatura. O debate foi promovido pelos professores Henrique Nascimento e Wellington Ruan, mediado pela professora Marisol Nascimento, tendo como público alunos do ensino médio de três escolas públicas.

Uma tensão cobria o público na roda de conversa. Os alunos dos Colégios Anísio Teixeira, Rio Tocantins e Instituto Federal do Pará (IFPA) – escolas presentes – estavam sérios e volta e meia se entreolhavam. E o motivo desse estado de preocupação da plateia foi justificado como o tabu que a temática ainda envolve entre os jovens, e as opiniões se dividiam.

O professor da Escola Anísio Teixeira, Antônio Félix Silva, conta que ao avisar aos seus alunos sobre a visita ao evento e da temática houve reações negativas. “Acho que a nossa sociedade ainda não está bem esclarecida sobre esse tema e isso se reflete nos jovens. Houve alguns alunos, sim, que notei terem reação negativa, mas para a maioria foi bem aceitável e esses espaços são importantes para quebrar o tabu que há por trás desse tema”, explica Félix.

Em meio aos olhares tensos e acanhados dos jovens, a reportagem do Correio de Carajás encontrou Gabriel Costa, do 3º Ano do IFPA, que confirma ter sentido o acanhamento por parte dos outros colegas. “Eu admito que percebi alguns não terem gostado do tema que viríamos assistir, mas isso é algo relativo. Eu mesmo não tenho problema com isso. Há entre eles um certo preconceito em falar dessa temática, mas acho que quanto mais debatemos mais conhecemos e deixamos essas resistências de lado”, comenta Gabriel.

Após a roda de conversa houve a intervenção artística de Ulda Wanbergue, que apresentou algumas canções relativas ao tema. Durante essa apresentação, o Correio procurou um dos professores que estavam no palco debatendo a temática e Henrique Nascimento foi quem nos atendeu. Ele explicou que apesar das reações dos alunos, esse tema ainda é bastante discutido pela própria curiosidade sobre ele.

“Há vários fatores que podem fazê-los reagir assim. Isso vai desde a cultura com a qual foram criados dentro de casa até a ausência de se ouvir falar no assunto. E se falar sobre a temática LGBTI não é comum para eles, quando será? Muitos acusam o Movimento LGBTI de tentar doutrinar os jovens e não é nada disso. Falamos sobre o assunto porque ele existe, está presente em muitas famílias e a melhor forma de se discutir isso é no diálogo”, esclarece o professor.

Programação da noite

Às 19h30, a programação seguiu com o Encontro Literário, recebendo o professor de língua inglesa, Breno Torres, que abordou seus dois livros “Pesadelos Infaustos” e “Horas Selvagens”, sendo mediado pelo Prof. Dr. José Rosa. Após a palestra, uma apresentação musical encerrou a noite com o cantor Diego Aquino.

(Zeus Bandeira)

Comentários
Tags: 1ª Festa Literária de MarabáMarabáPará
Matéria anterior

Manejo de mínimo impacto de açaizal

Próxima matéria

Competição de crossfit reúne os melhores da região

RelacionadaMatérias

Acesso a Marabá Pioneira é liberado, mas impasse continua
Cidades

Acesso a Marabá Pioneira é liberado, mas impasse continua

22/01/2021
1.3k
Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial de novas doses da vacina CoronaVac
Cidades

Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial de novas doses da vacina CoronaVac

22/01/2021
98
Prefeitura de Marabá se alinha ao Estado no fechamento de bares
Cidades

Prefeitura de Marabá se alinha ao Estado no fechamento de bares

22/01/2021
659
Próxima matéria
Crossfit reúne a nata regional

Competição de crossfit reúne os melhores da região

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019