Correio de Carajás

Secretário e membro de movimento social destacam rapidez do trabalho da polícia

(Foto: Agência Pará)

Em reunião realizada nesta terça-feira (26), com representantes do Movimento Atingidos por Barragens (MAB), representantes de outros segmentos sociais e deputados estaduais, foi anunciada pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a prisão do fazendeiro Fernando Ferreira Rosa Filho, em cumprimento ao mandado de prisão temporária. Ele foi identificado, por uma força-tarefa policial, como mandante dos assassinatos de Claudionor Amaro Costa da Silva, 43 anos; sua esposa, Dilma Ferreira Silva, 45 anos, e Milton Lopes, 38 anos. O fazendeiro foi preso pela equipe policial enviada ao município após representação judicial.
O secretário ressaltou a integração e celeridade com que a polícia deu resposta ao caso. “A busca pelos acusados está sendo coordenada pelo Delegado-Geral, Alberto Teixeira, junto com a Secretaria Adjunta de inteligência e Análise Criminal (Siac), da Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social), Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), Divisão de Homicídios, Grupo de Pronto-Emprego (GPE), Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, além da Superintendência da Polícia Civil de Tucuruí, que instaurou de imediato o inquérito para apurar o caso. Estamos agindo com celeridade, rigor e de forma plena, para mostrar que o que era feito há 20, 30 anos, não será mais aceito. Nós iremos agir com pronta resposta”, garantiu Ualame Machado.
De acordo com Iuri Paulino, integrante da direção nacional do Movimento Atingidos por Barragens, a prisão atende à necessidade de punir os culpados, e a rapidez da prisão do acusado de ser o mandante conforta familiares e amigos das vítimas. “Pela disposição vista do trabalho feito pelas equipes, a gente já tinha o pensamento de que teríamos uma resposta positiva, embora não imaginássemos que seria dessa forma, tão rápida. Se podemos afirmar que há fatos felizes nisso, é que nós recebemos a notícia que o mandante do crime foi preso. Isso é fundamental, traz um alívio para a família, para a nossa militância, e demonstra para a sociedade que quem comete esse tipo de crime não pode sair impune”, ressaltou.
Fazenda Ubá – O Governo do Pará, desde janeiro de 2019, tem tratado com rigor questões relacionadas a conflitos agrários. No dia 24 de janeiro, policiais civis prenderam José Edmundo Ortiz Vergolino, acusado de ser o mandante da execução de oito trabalhadores rurais, ocupantes da Fazenda Ubá, em 1985, no município de São João do Araguaia, no sul do Estado.
As investigações que levaram ao cumprimento da prisão do acusado atenderam a uma cobrança internacional, já que o caso da Fazenda Ubá foi levado à Corte Internacional de Direitos Humanos, instância que chegou a condenar o Brasil, e o Pará, pelo episódio.
O acusado chegou a cumprir pena em 2006, no presídio de Marabá, e pouco depois teve concedida a prisão domiciliar. Em 2007, as Câmaras Criminais Reunidas concederam alvará de liberdade provisória a José Edmundo. Somente em 2017 foi expedido um novo mandado de prisão definitivo, pela 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, com a condenação de 152 anos de reclusão, que até então não havia sido cumprido.(Fonte: SEGUP)

(Agência Pará)

Comentários

Mais

MDB e Cidadania lançam pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência

MDB e Cidadania lançam pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência

A senadora Simone Tebet, pré-candidata à presidência do MDB e do Cidadania, afirmou em entrevista coletiva em Brasília nesta quarta-feira…
TST lança cartilha para ajudar trabalhadores e empresas na conciliação

TST lança cartilha para ajudar trabalhadores e empresas na conciliação

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) publicou uma cartilha para ajudar trabalhadores e empresas na conciliação, de forma a resolver…
Presidente sanciona lei que amplia pena para violência contra crianças

Presidente sanciona lei que amplia pena para violência contra crianças

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na tarde desta terça-feira (24), o projeto de lei que amplia medidas protetivas para crianças…
Câmara dos Deputados elege amanhã novos integrantes da Mesa Diretora

Câmara dos Deputados elege amanhã novos integrantes da Mesa Diretora

O plenário da Câmara dos Deputados vai escolher, nesta quarta-feira (25), os novos nomes que vão compor a Mesa Diretora…
João Doria anuncia desistência de candidatura à presidência

João Doria anuncia desistência de candidatura à presidência

O ex-governador de São Paulo João Doria, pré-candidato do PSDB à Presidência, anunciou nesta segunda-feira, 23, a desistência de sua candidatura à…
'Ucrânia é precedente do que pode acontecer no mundo', diz Zelensky

'Ucrânia é precedente do que pode acontecer no mundo', diz Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou ao mundo que crie novas ferramentas para prevenir novas guerras. Zelensky falou ao…