Correio de Carajás

Saúde : Em três meses, novo CEI atende 5 mil pacientes

Foto: Paulo Sérgio dos Santos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O novo Centro de Especializações Integradas de Marabá atendeu 5.240 pacientes entre setembro e novembro de 2019, período de inauguração do novo prédio, localizado na Avenida Transamazônica, na entrada da Cidade Nova. Os números representam um crescimento em torno de 20% na média de atendimentos mensais, em relação ao antigo prédio. Ao todo, foram 15.513 pacientes atendidos pelo CEI de janeiro a novembro do ano passado.

“Nossa avaliação é muito satisfatória, devido a mudança ao novo prédio os pacientes tiveram mais acesso, perto da parada de ônibus, em frente a secretaria de saúde. Melhorou acesso, ficou super bem localizado e conseguimos atender melhor e de forma mais eficiente a demanda”, comenta a coordenadora da Educação Continuada e Escola da Saúde, Jalília Correa.

Além de mais espaço, o novo prédio também conta com mais profissionais, a área de ginecologia de alto risco, por exemplo, agora possui duas profissionais, que atendem, em média, 20 gestantes por dia. “O novo CEI foi feito para aproximar o cidadão com as especialidades, que antes acabavam tratando apenas a consequência. Agora trabalhamos para evitar que o paciente sinta as consequências de fato”, explica Fabielle Costa Oliveira, ginecologista obsteta do CEI.

Leia mais:

Segundo Fabielle, os casos mais comuns são relacionadas a diabete gestacional, hipertensão, gestação gemelar e doenças infectocontagiosas mais graves. No total, 16 especialidades são oferecidas à população pelo CEI: Cardiologia, Urologia, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, Neurologia, Imunologia, Pediatria, Oncologia, Ginecologia de alto risco, Dermatologia, Reumatologia, Medicina de Cabeça e Pescoço, Ortopedia e Otorrinolaringologia.

A nova unidade dispõe também de serviços de raio x e mamografia, além de áreas mais amplas para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o serviço de Regulação, que aconteciam dentro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A área da pediatria também teve um aumento da demanda e agora tem três pediatras. “Faço de 10 a 15 atendimentos por período. Principais casos são de crianças com problema no coração, problemas neurológicos, com vários tipos de alergia, respiratória, e principalmente a proteína do leite animal. Casos mais complexos que a rede básica não consegue fazer”, ressalta a pediatra Claudia Dizioli.

COMO ACESSAR OS SERVIÇOS

Para ter acesso a uma consulta no Centro de Especializações Integradas, o paciente tem que ser encaminhado pela Atenção Primária, ou seja, o paciente procura a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa, faz a consulta com o médico, que fará o encaminhamento para o CEI de acordo com a necessidade observada. “Esse paciente passa pela regulação com esse encaminhamento. A central de regulação autoriza e o paciente então marca e vem realizar a consulta com o especialista”, explica Jalília Correa. (Ascom PMM)

Mais

DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

Desde o final da noite de quarta-feira (5), o nome do agente de trânsito Etervan Ferreira Sousa está circulando em…
Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Para reduzir os riscos de propagação da Covid-19 durante as celebrações pelo Dia das Mães, a Secretaria de Estado de…
ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, com sede em Genebra, na Suíça, pediu hoje…
Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

As mortes por covid-19 no Brasil têm apresentado uma leve tendência de queda, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério…
Tentativa de furto aos Correios da Folha 33 termina com menor baleado

Tentativa de furto aos Correios da Folha 33 termina com menor baleado

Na semana em que a Polícia Federal desmantelou uma quadrilha que arrombava agências dos Correios do sul, sudeste do Pará…
Novo presidente da Eletrobras defende capitalização da empresa

Novo presidente da Eletrobras defende capitalização da empresa

Em sua cerimônia de posse, o novo presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, disse hoje (7) que vai dar sequência às ações já em implementação previstas no plano estratégico e…