Correio de Carajás

Sarau na Câmara celebra múltiplas linguagens artísticas de Marabá

Mais de 20 artistas de Marabá foram homenageados com Moção de Aplauso por sua arte na noite de terça-feira
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na noite desta terça-feira, dia 30 de novembro, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) realizou o 6º Sarau Líteromusical, desta vez com o tema “Raízes e Ancestralidade”. O evento contou com a participação de dezenas de artistas locais de várias linguagens artísticas, como música, dança, literatura, teatro, entre outras.

Seis escritores tiveram espaço para exposição de seus livros na programação, além de uma exposição Afrosil em Foco, realizada pela fotógrafa Rayda Lima, com incentivo da Lei cultural Aldir Blanc.

Alunos da Escola Gabriel Sales Pimenta apresentaram a música Eu Sou, seguidos de várias declamações de poesias, com a “Somos Terra, somos Água, somos Vida”, interpretada pelo próprio autor, Bertin de Carmelita. Eliane Soares, Javier Di Mayra-bá e Airton Souza também subiram ao palco para apresentação de performance de seus trabalhos.

Leia mais:

Entre um e outro poeta, o palco era ocupado por apresentações musicais dos cantores Nenzinha, Gabriel Pardal e Revelly Milhomem, Gabriel Cunha e Zequinha Sousa.

Nenzinha faz brilhante apresentação no palco, cantando música genuinamente marabaense

O presidente da Câmara, Pedro Corrêa Lima, agradeceu a confiança que os artistas locais têm no Poder Legislativo e relembrou que, mesmo no período mais crítico da pandemia, a Casa de Leis estendeu as mãos para apoiar as necessidades dos produtores de cultura. “Por meio da Escola do Legislativo, estamos evidenciando o valor que nossos artistas, de várias gerações, têm para nós. Vocês nos orgulham muito”, destacou.

Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo, também apontou que a Câmara tem sido sensível com a classe artística. Prova disso é a realização, duas vezes por ano, do Sarau Líteromusical, que incentiva os artistas de várias linguagens.

Meninas do Cabelo Seco fizeram apresentação focada nas lavadeiras do Rio Tocantins

Professora doutora em Linguística, Eliane Soares também parabenizou o Poder Legislativo pela realização do evento e conclamou os vereadores a ajudarem a colocar em prática uma lei municipal que torna obrigatória a aquisição de obras de escritores locais para serem levadas e trabalhadas nas escolas. Outros escritores presentes fortaleceram o coro nesse sentido, como Bertin de Carmelita e Airton Souza.

Professora da rede municipal de Educação, Gisele Ribeiro Lima, 32, diz que ficou encantada com o evento e citou, nominalmente, as músicas e poesias que exaltam a cultura local, como as jovens que interpretaram um poema sobre as lavadeiras do Rio Tocantins. “Temos muitos artistas que criam trabalhos incríveis e não tomamos conhecimento. É preciso apoiar essas ações”, avalia. (Ulisses Pompeu)

Comentários

Mais

Família de Douglas Silva anuncia medidas judiciais contra autores de conteúdo racista postado sobre o ator

Família de Douglas Silva anuncia medidas judiciais contra autores de conteúdo racista postado sobre o ator

A família do ator Douglas Silva, que participa da edição 2022 do Big Brother Brasil, anunciou que está tomando “todas…
TRF1 anula autorizações para exploração mineral em terras indígenas

TRF1 anula autorizações para exploração mineral em terras indígenas

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a nulidade de todas as autorizações para exploração mineral em terras indígenas na região…
Resolução detalha avaliação psicológica para porte de arma

Resolução detalha avaliação psicológica para porte de arma

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União de hoje (26) a resolução que regulamenta a avaliação psicológica…
Papa pede para que pais "não condenem" filhos gays

Papa pede para que pais "não condenem" filhos gays

O papa Francisco pediu, nesta quarta-feira (26/1), para que pais não condenem seus filhos devido à orientação sexual. O apelo…
Jairo Milhomem é afastado da coordenação da Defesa Civil de Marabá

Jairo Milhomem é afastado da coordenação da Defesa Civil de Marabá

A Defesa Civil de Marabá tem um novo coordenador, pelo menos por enquanto. O cargo agora está sendo assumido, de…
Prefeito de Tucuruí decreta Situação de Emergência por causa da enchente

Prefeito de Tucuruí decreta Situação de Emergência por causa da enchente

Mais de duas centenas de famílias estão desabrigadas em decorrência da elevação do nível do Rio Tocantins no município de…