Correio de Carajás

São João do Araguaia comemora 62 anos de emancipação

Embora tenha apenas 62 anos de independência política, desde 1961, São João do Araguaia conta 226 anos desde a sua fundação, em 1797. A data é comemorada neste dia 29 de dezembro e, por tabela, nos rememora a história do desenvolvimento desta região do Estado, em sua interiorização por meio dos rios.

Em seu nome, aliás, o município carrega o Rio Araguaia, vindo do Centro-Oeste brasileiro, mas de outro lado a sede do município fica à margem esquerda do Rio Tocantins, depois que ambos se encontram alguns metros acima.

A localidade de São João do Araguaia surgiu no fim do século XVIII por iniciativa da capitania do Grão-Pará, para estabelecer um entreposto militar na confluência dos rios Tocantins e Araguaia.

Leia mais:

De Vila Diamante à Vila Ubá, de Vila Cajazeiras a Vila Primeiro de Março, cada vila é um elo valioso na corrente que compõe a identidade de São João do Araguaia. Vila Ponta de Pedra, Vila Landi, Vila Bacurizinho, Vila Bacuri Grande, Vila Consulta, Vila José Martins Ferreira (Vila Sant’Ana), e as demais localidades, cada uma contribui para a riqueza cultural deste município.

Distrito de Apinagés, com sua sede na vila homônima, é um testemunho vivo da resiliência dessa comunidade. Cada vila, com suas peculiaridades, adiciona um capítulo à história que continua a ser escrita por gerações de são-joanenses.

CENSO

A população da cidade de São João do Araguaia chegou a 13.465 pessoas, segundo o Censo de 2022, o que representa um aumento de 2,36% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ranking de população dos municípios, São João do Araguaia está: na 124ª colocação no estado; na 250ª colocação na região Norte; e na 2.466ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que o município tem uma densidade demográfica de 10,52 habitantes por km² e uma média de 3,1 moradores por residência. (Da Redação)