Correio de Carajás

São Geraldo: Milho produzido deve dar bons resultados

Em São Geraldo do Araguaia, cerca de 250 produtores rurais reuniram-se na Fazenda Boa Esperança, localizada na região de distrito Novo Paraíso, para conhecer o resultado da experiência de melhoramento genético do milho realizada pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento do município (Semapa) em parceria com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de São Geraldo. O evento, ocorrido no sábado (11), com a participação de alunos das escolas de ensino fundamental e médio da Vila Novo Paraiso.

Ouvido pelo CORREIO, o secretário de agricultura de São Geraldo, José Juranês, disse que o momento é de comemoração e agradecimento pela realização do evento. “Esse momento concretiza o trabalho de uma equipe técnica comprometida com o desenvolvimento do homem do campo. A Semapa vai incentivar para que a experiência desenvolvida nessa propriedade seja reproduzida por outros produtores da região”, destacou.

Pesquisa

Leia mais:

O chefe da Emater de São Geraldo do Araguaia, Hélcio César, informou que o objetivo da ação é socializar a prática desenvolvida na propriedade e divulgar os resultantes das pesquisas desenvolvidas no município pela Emater em parceria com a Semapa.

Hélcio adianta que a expectativa da equipe é ultrapassar a média nacional de 90 sacas de milho transgênico produzidas por hectare. “Nesta safra o produtor da área vai produzir cerca de 110 sacas de milho por hectare”, isso é gratificante para todos nós que estamos empenhados no crescimento do agricultor familiar da região.

Também ouvido pela Reportagem, o prefeito da cidade elogiou a experiência desenvolvida na propriedade. “Enquanto técnico licenciado da Emater, fico feliz em presenciar mais uma ação da empresa em favor do homem do campo. Como prefeito me sinto maravilhado em saber que estou fomentando o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar de São Geraldo do Araguaia”, frisou.

Durante o evento, o agrônomo Jonas Santin palestrou sobre a importância da fertilização e correção do solo para melhorar o cultivo de lavoura, sobretudo do milho. Os temas foram apresentados em linguagem clara e acessível aos produtores. “Com o solo fertilizado corretamente e com sementes melhoradas, os produtores podem alcançar rendimentos mais elevados e melhorar suas condições de vida”, explicou Jonas.

Além de produtores rurais da região, participaram do evento o presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de São Geraldo, Sandra Domingues; presidente da Associação de produtores de leite, grãos e carne de Piçarra, Milton Pereira de Freitas; as Secretarias de Educação e Assistência Social de São Geraldo, Maria Eunízia e Nice, respectivamente. O vereador Fábio também marcou presença no encontro de produtores, além de diretores de departamento da gestão prefeito Edilson da Emater.

O milho é o alimento básico de 900 milhões de consumidores em todo o mundo. A maioria desses consumidores adquirem alimentos no mercado, produzidos por pequenos agricultores. As variedades de milho melhorado permitem que famílias de agricultores invistam mais em seus meios de subsistência e o futuro de seus filhos. (Nilson Amaral, freelancer)