Correio de Carajás

Salinópolis sedia primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf

Foto: Jeremy Dias
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Pela primeira vez, o Pará vai sediar toda a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf. A programação inicia na próxima sexta-feira (5) e segue até domingo (7), e ocorre na praia do Atalaia, localizada no município de Salinópolis, na região nordeste do Estado. Serão 260 atletas de 16 federações participando dos três dias de torneio.

A fase inicial do campeonato foi realizada quatro vezes em território paraense anteriormente, mas apenas na categoria amador, que contempla surfistas com idade entre 12 e 21 anos. Desta vez, atletas de reconhecimento nacional e internacional estarão participando nas categorias Master, Gran-Master, Kahuna, Gran Kahuna e Open. Entre eles estão Rico de Souza, Fábio Gouveia e Teco Padaratz.

A primeira etapa vale 2 mil pontos no ranking nacional. O vencedor de cada categoria receberá R$ 5 mil em dinheiro, totalizando R$ 25 mil de premiação. Segundo o presidente da Federação Paraense de Surf (Fepasurf), que realiza o torneio em parceria com a Confederação Brasileira de Surf (CBS), Noelio Sobrinho, haverá congresso técnico e o sorteio de baterias no Salinas Park Resort na noite do dia que antecede o início do Campeonato, quinta-feira (4).

Leia mais:

Noelio, que também é presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), ressalta que seis campeões brasileiros da atualidade participam na categoria master, entre eles, Rogério Dantas, bicampeão nacional. “Esse momento é importante para o Estado. Sediar um evento deste porte coloca o Pará em destaque no cenário do surf nacional”, pontuou.

Noelio foi o primeiro a surfar na pororoca e conta que já surfou 181 pororocas em seis países diferentes: França, Reino Unido, China, Malásia, Indonésia e Brasil.

Cultura – Na noite do próximo sábado (6), também no Salinas Park Resort, será realizado o Festival Cultural de Surf. A praia do Atalaia será palco de diversas atrações, entre elas, os DJs Albery e Morcegão, as bandas Cristal Reggae e Sevilha, e o grupo de carimbó Raízes do Mangue.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Cultura (Secult) e Esporte e Lazer (Seel), além da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Salinópolis.

Categorias

Master (acima de 35 anos): 62 inscritos                                                                              

Gran-Master (acima de 40 anos): 32 inscritos                                       

Kahuna (acima de 45 anos): 32 inscritos

Gran-Kahuna (acima de 50 anos): 16 inscritos

Open (qualquer atleta de com 16 anos ou mais): 118 inscritos

Serviço – A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Surf será na praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste do Pará, de 5 a 7 de abril. A divulgação das baterias ocorre na noite de quinta-feira (4), no Salinas Park Resort.

(Agência Pará)

Comentários

Mais

CBF divulga tabela detalhada das semifinais da Copa do Brasil

CBF divulga tabela detalhada das semifinais da Copa do Brasil

A diretoria de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (23) a tabela detalhada dos confrontos das…
Revitalização do Ginásio Renato Veloso avança

Revitalização do Ginásio Renato Veloso avança

A obra de revitalização do Ginásio de Esportes “Renato Veloso”, localizado na Folha 16, na Nova Marabá, iniciou em agosto…
Com gol contra, Remo vence Avaí em confronto de Leões pela Série B

Com gol contra, Remo vence Avaí em confronto de Leões pela Série B

No jogo entre os Leões Azul e da Ilha, melhor para o representante do Pará. Nesta quinta-feira (16), o Remo…
Flamengo e Grêmio duelam em busca de vaga na semifinal

Flamengo e Grêmio duelam em busca de vaga na semifinal

Em meio a uma polêmica sobre a presença de público nas arquibancadas do Maracanã, Flamengo e Grêmio se enfrentam nesta…
Gabriel Medina é tricampeão mundial de surfe nos Estados Unidos

Gabriel Medina é tricampeão mundial de surfe nos Estados Unidos

O brasileiro Gabriel Medina conquistou o Campeonato Mundial de Surfe pela terceira vez. A praia de Trestles, na Califórnia, foi tomada pela torcida…
Campanha por respeito à ciclofaixa ganha adesão

Campanha por respeito à ciclofaixa ganha adesão

Na manhã de sábado (11), em comemoração ao Dia do Ciclista, centenas de ciclistas se reuniram na campanha “Ciclofaixa é…