A Escola Estadual Maria Irany Rodrigues da Silva, localizada no município de Nova Ipixuna, realizou no dia 18 de setembro a Conferência sobre economia circular em Nova Ipixuna: compostagem e o combate às mudanças climáticas. O projeto é orientado pela professora Nara Núbia Gomes e faz parte do ciclo de atividades para participação da instituição na COP 30, que será realizada em Belém, no ano de 2025.
A conferência discutiu a implementação de um sistema de compostagem em mercados para servir de boas práticas para a comunidade local, promovendo a educação ambiental, a sustentabilidade, bem como a conscientização sobre a importância da gestão de resíduos, tendo por objetivo trabalhar a coleta e o processamento do composto, que podem gerar empregos na comunidade, incentivando a economia local.
Os alunos utilizaram de uma pesquisa-ação, onde propunham uma intervenção local, incentivando a comunidade a separar o material orgânico para a produção de composto para poder ser utilizado em hortas comunitárias, jardins e áreas verdes da cidade.
Leia mais:A conferência ocorreu no espaço da escola, nos três turnos de funcionamento para envolver os 321 alunos matriculados.
Houve a participação de pais, servidores e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outros entes públicos.
Os alunos Kauã Brito, Rayssa Paulo, Maria Helena e Emile Victoria fizeram uma apresentação da temática e na interação com os demais estudantes, exercendo o protagonismo juvenil e a defesa por uma escola e uma sociedade mais sustentável, responsável e acolhedora para todos.