Atendendo a Recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado do Pará, por meio da Promotoria de Justiça de Rondon do Pará, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social realiza campanha de adoção no município, com o Projeto de Ação “#AdotarÉAmor”. As ações do projeto ocorrerão entre os dias 13 e 18 de setembro e a programação será composta por rodas de conversa, palestras e entrevistas em rádios.
O projeto atende à recomendação expedida em junho deste ano, pela promotora de Justiça Daliana Viana, titular do município, e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade em geral sobre a relevância desse assunto, conscientizando a todos sobre a necessidade de se procurar os órgãos competentes para fazer uma adoção nos moldes da lei.
Em junho, dentre várias ações, a promotora Daliana Viana recomendou que os hospitais e maternidades, articulados com órgãos municipais do setor de saúde e assistência social dos municípios de Rondon do Pará e Abel Figueiredo, desenvolvessem programas ou serviços de assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós natal. Além disso, o poder público dos municípios deve proporcionar assistência psicológica e jurídica para gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para a adoção.
Leia mais:No dia 10 de agosto, foi realizada uma reunião entre a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e outras instituições que fazem parte da rede de proteção e de saúde, para arquitetar as ações de divulgação da campanha de adoção. Na divulgação, serão utilizados banners e folders que serão distribuídos no comércio local, e tratam de maneira informativa a importância da adoção legal de crianças e adolescentes, tanto para o adotante, quanto para quem é adotado. (Fonte: MPPA)