Correio de Carajás

Ronda Política

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

> Um ano depois de todos os outros municípios do Pará, Goianésia finalmente tem a sua questão administrativa resolvida com a eleição de prefeito e vice. No dia 3, por meio de eleição complementar, foram eleitos: Pastor Davi (MDB) e Welliton Urbano (PSC).

> Interessante é que, por tabela, a Câmara perde os dois vereadores que lideravam a casa, uma vez que desde o início de 2021, Davi e Welliton eram presidente e vice do Legislativo. Davi, nessa condição, está como prefeito interino e o colega como titular da Câmara.

> Esta situação ainda deve perdurar pelo menos até 1º de janeiro de 2022, quando eles assumem oficialmente como prefeito e vice. Caberá à Câmara Municipal, de uma só tacada, ter de convocar dois suplentes para assumirem mandato e ainda eleger novos presidente e vice da casa.

Leia mais:

> Aplausos, aliás, para a Justiça eleitoral que totalizou os votos de Goianésia em apenas meia hora. Às 17h30 os políticos eleitos já estavam na rua podendo comemorar. O resultado oficial foi reconhecido pelo TRE-PA às 19 horas.

> Para fazer frente a fake news que colocam em xeque a credibilidade da urna eletrônica brasileira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antecipou para esta segunda-feira (04/10) a tradicional cerimônia em que o código-fonte do sistema eleitoral é aberto a interessados.

> Isso significa que representantes da sociedade civil podem verificar, conferir, checar e testar o funcionamento das linhas de programação que fazem o software das urnas eletrônicas coletar e apurar os votos dos eleitores brasileiros. Por norma, o TSE abre o código 180 dias de cada pleito, e a realização do evento um ano antes das próximas eleições presidenciais é algo inédito.

> Outra diferença é que, ao contrário das edições anteriores, em que apenas representantes de partidos políticos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) puderam acompanhar o processo, desta vez foram convidadas também entidades como as Forças Armadas, a Polícia Federal, universidades, integrantes da Comissão de Transparência das Eleições — órgão criado pelo TSE.

Comentários

Ronda Política

> O governo federal confirmou ontem a abertura da licitação para asfaltamento da BR-422, entre Tucuruí e Novo Repartimento. O…

Ronda Política

> O vereador Marcelo Alves levou à tribuna da Câmara Municipal esta semana a informação de que professores da Unifesspa…

Ronda Política

> Muito aguardado na audiência de ontem da Comissão de Desenvolvimento da Câmara de Marabá, o empresário Ilson Mateus, dono…

Ronda Política

> Dança das cadeiras no comando da Guarda Municipal de Marabá (GMM): Everton Barreto Malaquias, que vinha à frente do…

Ronda Política

> Foi publicado no fim da tarde desta quarta-feira (22) o edital nº 001/2021 que dispõe sobre a realização de…

Ronda Política

> Hoje (21) é dia de plenário na Câmara Municipal de Marabá. Mais uma sessão ordinária da 19ª Legislatura. >…