Correio de Carajás

RONDA POLÍTICA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Comissão de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá terá uma agenda quente nos próximos dias. Na terça-feira, dia 21, ocorre a aguardada reunião extraordinária com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, José Fernando, às 16h, na Sala de Comissões.

Na pauta, a mudança de rota da Ferrovia do Pará, que tirou Marabá do trajeto e levantou grande polêmica nas últimas semanas. O assunto tem sido o mais debatido na Câmara de Marabá e comemorado em Bom Jesus do Tocantins, onde está sendo divulgado que será o marco zero da ferrovia.

No dia 29 de setembro, vai acontecer o 1º Fórum Permanente entre a Vale e a Comissão de Desenvolvimento. O representante da mineradora será Luiz Ricardo Santiago, diretor global de Relacionamento Institucional da Vale. A reunião ocorre pela manhã, às 10 horas.

Leia mais:

No mesmo dia, só que à tarde, a Comissão de Desenvolvimento recebe o mega empresário Ilson Mateus, do Grupo Mateus de supermercados, que vai apresentar pauta de ampliação de negócios em Marabá e região. No dia 30 de setembro, a reunião será extraordinária com representante da Correias Mercúrio, às 16 horas.

A radicalização política do País está causando uma divisão inédita no agronegócio, opondo grupos que apoiam a agenda de viés golpista do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e outros preocupados com a imagem do Brasil e o relacionamento comercial com o exterior. Também há divergências sobre desmatamento ilegal e descontrole de queimadas.

Os porta-vozes do setor não admitem um racha, mas, sim, “diferentes interesses”. Eles evitam se posicionar e se declarar abertamente, porque temem retaliações, mas nos bastidores, a divisão é clara: quem está do lado de dentro da porteira (produtores rurais) apoia o governo e, do lado de fora da porteira, agroindústria e tradings (negociadores no mercado internacional) temem retaliações comerciais aos produtos brasileiros, devido à crise de imagem.

Comentários

Ronda Política

> Até ontem (18) à tarde a Câmara de Marabá ainda não havia recebido o documento da parte do Prefeito…

Ronda Política

> O governo federal confirmou ontem a abertura da licitação para asfaltamento da BR-422, entre Tucuruí e Novo Repartimento. O…

Ronda Política

> O vereador Marcelo Alves levou à tribuna da Câmara Municipal esta semana a informação de que professores da Unifesspa…

Ronda Política

> Um ano depois de todos os outros municípios do Pará, Goianésia finalmente tem a sua questão administrativa resolvida com…

Ronda Política

> Muito aguardado na audiência de ontem da Comissão de Desenvolvimento da Câmara de Marabá, o empresário Ilson Mateus, dono…

Ronda Política

> Dança das cadeiras no comando da Guarda Municipal de Marabá (GMM): Everton Barreto Malaquias, que vinha à frente do…