Correio de Carajás

Ronda Política

> O CORREIO levantou esta semana que a equivalência entre forças acaba de passar por alteração no Estado. Parauapebas passou a ser o quarto maior colégio eleitoral do Pará, roubando a posição de Marabá, que agora é o quinto.

> São 162.977 aptos a votar aqui em Marabá, contra 166.103 do Pebas, uma diferença de 3.126 eleitores.

> O histórico, no entanto, mostra que Marabá pode retomar sua posição no ano que vem, com a abertura do alistamento de eleitorado com vistas às eleições de 2022.

Leia mais:

> A Justiça Federal condenou a Prefeitura de Tailândia, município no sudeste do Pará, a interditar lixões irregulares instalados em áreas de assentamentos da reforma agrária.

> Além de desativar os lixões, o governo deverá remanejar o descarte de resíduos sólidos do município para áreas apropriadas e devidamente licenciadas, recuperar o que foi degradado e pagar indenização pelos danos ambientais à coletividade que não sejam passíveis de recuperação.

> O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse ontem (30) que é preciso solucionar o pagamento dos precatórios em 2022 para abrir espaço no orçamento para o aumento do valor do Bolsa Família. O senador se reuniu, nesta segunda-feira, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que também defendeu a solução, que deve acontecer por via judicial.

> Os precatórios são as dívidas contraídas pelos governos, em todas as esferas, quando são condenados em instância final pela justiça a pagar pessoas físicas ou jurídicas. A previsão é que o valor a ser pago passe de R$ 54,7 bilhões, em 2021, para R$ 89,1 bilhões em 2022.