Correio de Carajás

Ronda Política 26/11/2020

O governador Helder Barbalho vai receber em audiência no dia 3 de dezembro os três vereadores eleitos do MDB em Marabá: Araújo, Cristina Mutran e Ilker Moraes.

 O encontro foi um pedido do secretário regional João Chamon Neto, que ontem, quarta-feira, 25, esteve com o governador, em Belém.

A Coluna apurou que a Justiça Eleitoral em Marabá está avaliando a melhor data para diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos para o quadriênio 2021-2024 em Marabá, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins. Os dois juízes já sabem que terão de realizar a cerimônia na segunda quinzena de dezembro.

Leia mais:

Adriana Tristão, da 23ª Zona Eleitoral, confirmou que a cerimônia para os eleitos de Nova Ipixuna vai ocorrer no dia 16, às 10 horas, no Cartório Eleitoral. “Será uma solenidade simples, para mera entrega dos diplomas, em razão da pandemia da COVID 19”, advertiu ela.

Já o titular da 100ª ZE, juiz Augusto Bruno de Moraes Favacho, revelou que a previsão para Marabá e Bom Jesus é que a diplomação ocorra dia 26 de dezembro. A dúvida é sobre o local para o evento. “Estamos avaliando se a diplomação seja feita no Plenário da Câmara, caso o TRE-PA não determine que seja realizada por vídeo conferência, ou Diploma Digital, assunto que está indo para apreciação do Pleno no Tribunal”, conta o magistrado.

Um grupo de vereadores de Marabá (não reeleitos) rumou para Belém esta semana para tentar garantir cargos no governo do Estado pós 1º de janeiro de 2020, depois que não estarão mais no Poder Legislativo.

E por falar em vereador não eleito, Ray Athie (PSD), com mais de 1.800 votos conseguidos nas urnas no dia 15 deste mês, estaria namorando a Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), a partir de 1º de janeiro, quando desocupa seu gabinete na Câmara Municipal. Ele já sabe que o atual titular da pasta, Pastor Eloi Ribeiro, volta à Câmara e o cargo ficará vago. Por sua proximidade com o prefeito Tião Miranda, Ray acredita que a vaga pode ser sua.

Mas, um outro peso pesado do grupo do prefeito Tião Miranda espera que a Secretaria de Esporte fique com Sebastião Ferreira Neto (Ferreirinha), atual presidente do Águia de Marabá.

Também do PSD, Priscila Veloso, outra não reeleita, por sua vez, estaria namorando a Secretaria de Cultura, atualmente ocupada por José Scherer, amigo de longas datas de Tião Miranda. É esperar para ver que terá mais força neste momento de nova gestão.

E a Presidência do Legislativo, segundo se comenta nos bastidores da política local, pode continuar sob a regência de Pedro Corrêa Lima (DEM), já que este teria recebido a chancela de Tião Miranda.