Correio de Carajás

Ronda Política

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

> A visita do presidente da República Jair Bolsonaro a Marabá nesta sexta-feira, dia 18, mobilizou as atenções do meio político local ao longo da semana.

> Está confirmado que o prefeito Tião Miranda e vice Luciano Dias vão recepcionar o mandatário ainda no Aeroporto João Rocha, onde deve desembarcar por volta das 11 horas.

> Bolsonaro traz consigo os ministros Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), mais o presidente do Incra, Geraldo de Melo Filho. Além deles, deputados da bancada federal paraense.

Leia mais:

> O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem (16) o novo mapa da Amazônia Legal para 2020, com base na atualização da Malha Municipal. As alterações em relação ao mapa anterior ocorreram nos municípios internos à região, sem mudanças nas divisas dos estados e das fronteiras internacionais.

> Segundo o IBGE, no mapa constam as divisas estaduais, limites municipais e posições das sedes das cidades, informações que auxiliam a compreensão da dinâmica urbana e da infraestrutura logística de integração regional.

> Atualmente, a Amazônia Legal ocupa 5.015.068,18 quilômetros quadrados (km²), correspondentes a cerca de 58,9% do território brasileiro, de 8.510.295,914 km².

> Atualmente, nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre (22 municípios), Amapá (16), Amazonas (62), Mato Grosso (141), Pará (144), Rondônia (52), Roraima (15), Tocantins (139) e parte do Maranhão (181 municípios, dos quais 21 foram parcialmente integrados), com um total de 772 municípios.

> O Maranhão é o estado com o maior número de municípios na área e tem 79,3% do seu território, ou 261.350,785 km² integrados à Amazônia Legal.

Comentários

Ronda Política

 > O Conselho Superior do Ministério Público do Pará, à unanimidade, declinou de competência para o Ministério Público Federal o…

Ronda Política

> O 2º Promotor de Justiça Militar do Ministério Público do Estado do Pará, Armando Brasil, emitiu recomendação ao comando…

Ronda Política

> E segue a corrida eleitoral pela Prefeitura de Goianésia do Pará, onde o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está organizando…

Ronda Política

> Depois de ter declarado recesso na última semana, a Câmara Municipal de Marabá teve de convocar seus membros às…

Ronda Política

> A Câmara Municipal de Chaves, no Marajó, cassou, por 8 votos a 2, e uma abstenção, o mandato do…

Ronda Política

> A Sessão Ordinária da Câmara de Marabá ontem, dia 30, foi a última do semestre. A Casa Legislativa entra…