Correio de Carajás

Ronda Política 20/10/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

> Que a região sul do Pará é bastante povoada por cidadãos oriundos do Centro-Oeste do Brasil, isso não é novidade, mas a questão é tão evidente, que tem município onde todos os candidatos a prefeito são nascidos em Goiás.

> Em Xinguara: Moacir Faria (PL) é de Pontalina (GO), Amarildo Paulino (MDB) é de Rubiataba (GO) e Enric Lauriano é nascido em Mozarlândia (GO). Isso, lógico, em nada os descredencia para governar o município, tendo todos eles uma longa história na cidade.

> Mulher, com ensino médio e de 35 a 59 anos é o perfil majoritário do eleitor que votará nas eleições de 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste ano, 147.918.483 pessoas estão aptas a votar, um crescimento de 2,66% em relação às eleições municipais de 2016.

Leia mais:

> O contingente elegerá novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios em 15 de novembro. Não participam da votação neste ano os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, que não têm prefeito, e os brasileiros registrados no exterior, que só podem votar em trânsito nas eleições gerais a cada quatro anos.

> O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lacrou no dia 16 o sistema eletrônico que será usado na votação e na divulgação dos resultados das eleições municipais, que serão realizadas em novembro. De acordo com o tribunal, a partir de agora, os dados dos candidatos e eleitores ficam blindados contra interferências externas, garantindo o sigilo do voto e a segurança da votação.

> Durante a cerimônia de assinatura digital do sistema, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, explicou que a lacração garante a proteção de 94 programas que fazem parte do sistema, entre eles, os que possuem o cadastro dos eleitores e os que geram a divulgação dos resultados. Segundo o ministro, nem mesmo o tribunal pode alterar o sistema.

Ronda Política

> Nesta quinta-feira, dia 6, a Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá tem nova reunião, às 10 horas, dando…

Ronda Política

> A morte prematura do vereador Tiago Batista Koch (PSD) pegou de surpresa seus colegas de Câmara Municipal de Marabá,…

Ronda Política

> Após ler reportagem aqui do CORREIO que contou a história do recém-nascido salvo por ação do sargento da PM…

Ronda Política

> O governo do Pará protocolou no STF uma ação em que pede a liberação da importação e do uso…

Ronda Política

> Lúcio Vale tomou posse ontem, em sessão virtual, como mais novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).…

Ronda Política

> Donos de restaurantes e bares de Marabá, além de casas de eventos, estão negociando, sem muito alarde, com a…