> Que a região sul do Pará é bastante povoada por cidadãos oriundos do Centro-Oeste do Brasil, isso não é novidade, mas a questão é tão evidente, que tem município onde todos os candidatos a prefeito são nascidos em Goiás.
> Em Xinguara: Moacir Faria (PL) é de Pontalina (GO), Amarildo Paulino (MDB) é de Rubiataba (GO) e Enric Lauriano é nascido em Mozarlândia (GO). Isso, lógico, em nada os descredencia para governar o município, tendo todos eles uma longa história na cidade.
> Mulher, com ensino médio e de 35 a 59 anos é o perfil majoritário do eleitor que votará nas eleições de 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste ano, 147.918.483 pessoas estão aptas a votar, um crescimento de 2,66% em relação às eleições municipais de 2016.
Leia mais:> O contingente elegerá novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios em 15 de novembro. Não participam da votação neste ano os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, que não têm prefeito, e os brasileiros registrados no exterior, que só podem votar em trânsito nas eleições gerais a cada quatro anos.
> O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lacrou no dia 16 o sistema eletrônico que será usado na votação e na divulgação dos resultados das eleições municipais, que serão realizadas em novembro. De acordo com o tribunal, a partir de agora, os dados dos candidatos e eleitores ficam blindados contra interferências externas, garantindo o sigilo do voto e a segurança da votação.
> Durante a cerimônia de assinatura digital do sistema, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, explicou que a lacração garante a proteção de 94 programas que fazem parte do sistema, entre eles, os que possuem o cadastro dos eleitores e os que geram a divulgação dos resultados. Segundo o ministro, nem mesmo o tribunal pode alterar o sistema.