Correio de Carajás

Ronda Política 19/09/19

Os prefeitos do Consórcio de Municípios Alagados pelo Rio Tocantins (Compart) foram recebidos pelo governador Helder Barbalho na noite de terça-feira (17), no Palácio do Governo, em Belém, para apresentar demandas da região, como a atuação da Eletronorte e os efeitos da Hidrovia do rio Tocantins para a população após a derrocagem do Pedral do Lourenção, que não permite a plena navegação no Rio Tocantins.

Os gestores municipais explicaram ao chefe do Executivo estadual que há pelos menos dois anos tentavam conversar com o governo do Estado sobre essas questões, principalmente o não cumprimento de condicionantes financeiras e ambientais.

Na próxima terça-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Marabá vai realizar sessão solene para homenagear, pelo segundo ano consecutivo, membros das forças de segurança do Estado e município que atuam em Marabá.

Leia mais:

A vereadora Priscila Veloso teve de correr para as redes sociais esta semana para desmentir que tenha alocado recursos em emenda para apoiar a Parada LGBTI 2019, em Marabá, que foi realizada no último final de semana. De fato, os valores vieram de emenda do vereador Marcelo Alves, mas como o município já apoia outros eventos culturais parecidos, como Carnaval, não há impedimento legal para ajudar a realizar a Parada, uma manifestação social.

Nas sessões ordinárias desta semana, dois vereadores subscreveram requerimentos e proposições de alunos que fazem parte do Câmara Mirim, programa da Escola do Legislativo de Marabá que tem sessões ao longo dos meses do ano.

O vereador Gilson Dias apresentou requerimento para que o município promova cursos profissionalizantes para os jovens de Marabá, conforme sugeriu a vereadora mirim Yasmim Lauany.

Já o vereador Thiago Koch chancelou solicitações feitas pelas vereadoras mirins Vitória Rodrigues Costa e Edrielly Barbosa e pediu a construção, climatização e construção de quadra esportiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Izaura de Fátima Nocetti, que hoje funciona em espaço cedido pela Associação de Moradores de Morada Nova.