> A Macha das Mulheres foi, certamente, o evento mais importante da programação em alusão ao Dia da Mulher em Marabá, sobretudo pela mensagem firme e união de lideranças contra o feminicídio.
> As três únicas mulheres no quadro de 21 vereadores do Município marcaram presença: Irismar Melo, Cristina Mutran e Priscila Veloso.
> Por falar em Câmara de Marabá, a abertura, na última quinta-feira, da janela partidária, que permite a mudança de partidos de parlamentares em anos eleitorais sem risco de perda dos mandatos, criou alvoroço nos corredores do legislativo.
Leia mais:> Tem gente que já estava no partido pelo qual se elegeu, apenas de corpo presente, mas com a cabeça no novo destino.
> Vereadores demonstram apreensão e muitos contam nos dedos o número de votos que podem conseguir para suas reeleições, além da nota de corte da legenda – a votação média que a sigla costuma ter – antes de decidirem por nova filiação. O prazo de mudanças para os vereadores termina em 3 de abril.
> A eleição de 2020 será a primeira disputada após o fim das coligações partidárias. Neste sistema, o número de cadeiras por partido no Legislativo era definido pela soma dos votos obtidos pelo conjunto de partidos da aliança, sistema que favorecia a eleição de vereadores com baixa votação.