Correio de Carajás

Repórter Correio 10/03/2020

Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública vai permanecer por mais 90 dias, para garantir a integridade física e moral dos povos indígenas, dos servidores da Funai e dos não índios, na Terra Indígena Cana Brava Guajajara, no estado do Maranhão. A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, autorizando a prorrogação, está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (9). O prazo começou a contar ontem e vai até o dia 6 de junho. As ações terão caráter episódico e planejado.

Força Nacional II

Leia mais:

As atividades de segurança da Força Nacional serão em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai), que será responsável pelo apoio logístico. O número de militares disponibilizados obedecerá ao planejamento definido pelo ministério.

Pesca

Quem participou considerou produtivo o seminário realizado na última semana na Câmara Municipal de Marabá para discutir o o repovoamento do Rio Tocantins com espécies regionais. A ação contou com a participação de representantes das Secretarias do Meio Ambiente de Marabá (Semma) e de Agricultura (Seagri), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca do Pará (Sedap), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros.

Repovoamento

O ponto alto do evento foi a palestra do Dr. Francisco Chagas de Medeiros, consultor do Sebrae, Eletronorte e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que falou sobre a possibilidade de repovoamento dos rios através do incremento dos tanques-rede nas barragens.

Igualdade

O Ministério Publico do Trabalho (MPT) lançou, em comemoração ao Dia Internacional de Mulher, uma campanha de conscientização sobre a promoção da igualdade no mercado de trabalho e para estimular denúncias de discriminação e violência. A campanha foi batizada com o nome Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser.

Igualdade II

Durante o mês de março, serão distribuídos materiais informativos nas redes sociais do MPT e promovidas ações presenciais em diversos estados. Também serão lançados vídeos produzidos em homenagem ao trabalho da mulher e com histórias reais de mulheres que ocuparam espaços em cargos dominados por homens e chegaram a posições de liderança.

Sempre preocupante

De acordo com o MPT, casos de assédio sexual e desigualdade salarial estão entre os problemas mais relatados pelas trabalhadoras. Nos últimos cinco anos, as denúncias de assedio sexual aumentaram 63,7%. No ano passado, 442 denúncias foram processadas pelo órgão.

Preocupante

Não há como não dizer que a confusão criada pelo temporal de ontem em Marabá não preocupa e não deixa a população apreensiva. Pontos que sempre apresentaram alagamentos estiveram no foco, assim como outros que viraram ‘rios’ e pegaram muita gente de surpresa. Sobrou para a Prefeitura, lógico, que foi alvo de postagens irônicas e muita revolta de moradores que consideram que todos podem ser pegos de surpresa em um dia assim, menos o poder público. Fica o alerta, pois o período chuvoso continua aí.