> Município mãe de uma série de outros do sul do Pará, Conceição do Araguaia completou ontem 124 anos de fundação, remontando a 1897. Figura central na história é o fundador, o padre francês da ordem dominicana Frei Gil Vilanova.
> A missão de Frei Gil era catequizar os povos indígenas (Caiapós e Carajás) que habitavam a região, que hoje corresponde ao município de Conceição do Araguaia. Uma missa celebrada debaixo de um pé de pequi às margens do Rio Araguaia foi o marco de fundação da cidade.
> O nome “Conceição” é uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição, santa que Frei Gil Vilanova era devoto e “Araguaia” é uma referência ao rio que banha o município. A palavra Araguaia é uma expressão tupi, que significa “rio do vale dos papagaios”.
Leia mais:> A emancipação de Conceição do Araguaia, ou seja, o ano em que deixou de ser um distrito e passou a ser uma cidade, ocorreu em 1935. Em 1948, João Ayres Rego Maranhão se tornou o primeiro prefeito eleito da história do município.
> O grupo de representantes de bares e de músicos que promoveu uma manifestação no dia 12, em Marabá, foi recebido na manhã de 13 de abril na Prefeitura Municipal pelo vice-prefeito Luciano Dias. Com ele, o chefe de gabinete Walmor Costa e o secretário de Gestão Fazendária (SEGFAZ), Aldo Maranhão.
> Os queixosos estavam representados pela Associação dos Bares, Músicos e Artistas do Pará, para debater ações para o segmento, que teve as atividades afetadas por conta da pandemia.
> O grupo apresentou as demandas do setor, como assistência aos associados e o plano de retomada das atividades assim que a crise sanitária estiver controlada.
> Da parte do Município, o Luciano Dias prometeu que as propostas feitas pelo grupo vão ser estudadas, mas não garantiu que possam ser implementadas. Mas pontuou que a PMM vai continuar aberta ao diálogo.
> Também garantiu envolvimento da área de assistência social de nossa gestão para viabilizar o que pode ser feito para diminuir os impactos da categoria.