Correio de Carajás

Ronda Política 01/10/2020

> O juiz Augusto Bruno de Moraes Favacho, titular da 100ª Zona Eleitoral (ZE), em Marabá, convocou para esta sexta-feira, dia 2 de outubro, a reunião para Divisão de Horário de Propaganda Eleitoral Gratuito. Vão participar os representantes de partidos políticos, coligações e das empresas de rádio e TV. Será no Cartório Eleitoral, na Folha 16, a partir das 15 horas.

> Nesse encontro, o magistrado vai passar informações às emissoras de rádio e TV; definir se elas vão adotar a formação de pool de emissoras ou se todas as emissoras serão responsáveis pela geração da propaganda em períodos alternados; sorteio da ordem inicial da veiculação da propaganda em rede; sorteio da ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita através de inserções, entre outras situações.

> O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formalizou ontem (30/9) uma parceria com o aplicativo de mensagens WhatsApp para enviar informações diretamente aos eleitores durante as eleições municipais deste ano.

Leia mais:

> Pela parceria, o WhatsApp permitirá que o TSE envie mensagens sobre cuidados sanitários e para rebater informações falsas durante a campanha para eleitores que se cadastrarem nas ferramentas do tribunal.

> O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que o objetivo principal é “enfrentar comportamentos inautênticos e coordenados”. O ministro acrescentou que a Justiça Eleitoral trabalha para “eliminar essa circulação do mal, das notícias falsas, das manifestações de ódio, das campanhas de desinformação”, porém o tribunal não deverá fazer controle prévio do conteúdo das mensagens. “Só por exceção se fará controle de conteúdo”, afirmou.