Correio de Carajás

Rios de Encontro é premiado

Nos cursos apresentados por técnicos da Fundação Cultural do Pará, os participantes puderam refletir sobre os temas abordados
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na semana passada, o projeto Rios de Encontro realizou três cursos de 20 horas cada. Oferecidos como prêmio da Biblioteca Viva para a biblioteca comunitária Folhas da Vida, entregues pela Fundação Cultural do Pará, 36 gestoras, bibliotecária, artistas, educadoras e lideranças de movimentos sociais de Marabá participaram dos cursos Mediação e Dinamização da Leitura e Recanto do Brincar: Brinquedoteca, ambos na Casa dos Rios, instalada na comunidade do Cabelo Seco, onde o projeto Rios de Encontro está sediado.

Paralelamente, iniciou-se um curso de Redação de 30 horas para alunos  bolsistas da comunidade, em preparação para o Enem. Todas essas iniciativas coincidiram com a notícia de que o projeto guarda-chuva Gira-Sol havia sido selecionado como um dos 30 finalistas nacionais, dentre 3.500 candidatos, ao prêmio Itaú Unicef, recebendo R$ 40.000 em recursos. O projeto Rios de Encontro foi premiado também pela organização europeia Atlas do Futuro, ganhando um site internacional por seu compromisso eco-pedagógico e socioeducativo.

“Estes reconhecimentos são tônicas para nossos bolsistas e suas oficinas, que vem dedicando uma década aos direitos humanos e respeito cultural para todos. Todos estão refletindo hoje sobre como sustentar a longa caminhada pluripartidária pela democratização e humanização do Brasil. Receberam mensagens de parabéns e solidariedade de mais de 36 países no mundo.”

Leia mais:

Os temas alfabetização lúdica, libertadora e ambiental permearem os dois cursos de formação realizados pelos oficineiros, Semias Araújo e Maiolina Neves, contratados pela Fundação Cultural do Pará. “Ficamos encantados pela sensibilidade e generosidade do Rios de Encontro, que nos acolheu na sua linda Casa dos Rios”, comentou Maiolina.

“Não sabíamos que seriamos recepcionados por uma biblioteca comunitária que integra energia solar, plantas medicinais e tanta performance”, comentou Semias. “Foi um contexto perfeito para pensar sobre o futuro de paz, cuidado e igualdade.”

“Fiquei bem satisfeita de recepcionar tanta diversidade de gestoras”, disse Manoela Souza, gestora cultural dos cursos. “Pelos nossos 10 anos de atuação bem no coração de Cabelo Seco, muitas pessoas até em Marabá, não vivenciarem a coragem e criatividade de nossos jovens arte educadores que se posicionam todo dia a favor da vida sustentável, do respeito pela igualdade de gênero e dos direitos de crianças negras, indígenas e afroindígenas”, disse.

Enem

No curso para o Enem, os jovens assistiram filmes premiados com textos de estudo sociológico, cultural e político, em risco no grade curricular no Brasil atual: 12 Anos de Escravidão, Capitão Fantástico, Eu Daniel Blake, e Sociedade dos Poetas Mortos. “Tratamos filmes como literatura”, refletiu Evany Valente, co-coordenadora de música, plantas medicinais, cinema, e energia solar do projeto Rios de Encontro.

“O Enem é um desafio para qualquer pessoa de uma comunidade pobre e excluída. Mas se conseguimos entrar na faculdade, queremos fortalecer o processo de democratizar as profissões e nosso mundo, e transformar qualquer repressão cultural e política em bem viver comunitário.” Para ais informações sobre o projeto Rios de : Manoela Souza, tel: 91 988478021 (whatsApp).

 

 

Brasil perde Eva Wilma, aos 87 anos, vítima de câncer

Brasil perde Eva Wilma, aos 87 anos, vítima de câncer

A atriz Eva Wilma morreu neste sábado, dia 15, às 22h08, aos 87 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em…
40 anos sem Bob Marley: artistas do reggae citam músicas favoritas

40 anos sem Bob Marley: artistas do reggae citam músicas favoritas

Bob Marley marcou a história da música e inspirou muitos artistas com suas canções de paz, positividades, mas que também…
Com cenas gravadas em Parauapebas, “Feitiço” estreia em breve

Com cenas gravadas em Parauapebas, “Feitiço” estreia em breve

A cineasta paraense Rosilene Cordeiro, em co-produção com a produtora Matou o Cinema e foi a Família, lança, em breve,…
Inscrições abertas para os corpos artísticos do Theatro da Paz

Inscrições abertas para os corpos artísticos do Theatro da Paz

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), abriu nesta terça-feira (04), as inscrições para…
Paulo Gustavo: onde assistir a filmes e séries do ator

Paulo Gustavo: onde assistir a filmes e séries do ator

A imagem do ator Paulo Gustavo no papel de Dona Hermínia conquistou o Brasil. A personagem, inspirada em sua mãe,…
Juliette ganha 1 milhão de likes em 3 minutos e bate recorde de Billie Eilish

Juliette ganha 1 milhão de likes em 3 minutos e bate recorde de Billie Eilish

Juliette, que venceu o BBB21, na madrugada desta quarta-feira (5), bateu o recorde da cantora norte-americana Billie Eilish no Instagram.…