Nesta sexta-feira, 3, a régua fluviométrica do Rio Tocantins, localizada na Sessão Fluvial do 52 BIS, no Bairro Santa Rosa, atingiu 8,49 metros acima do nível normal. Essa é a maior marca registrada este ano (e neste inverno) em Marabá.
Somente nos três primeiros dias do mês de fevereiro o rio subiu mais de 30 centímetros e começa a acender o alerta de uma possível enchente.
De acordo com Marcos Andrade, responsável pela Defesa Civil no município, todas as famílias que estão localizadas próximas de áreas alagadiças, tanto da zona urbana quanto da zona rural, foram cadastradas entre os meses de junho e novembro de 2022.
Leia mais:“Fomos nas áreas mais baixas, que são as que têm mais possibilidades de inundar e trabalhamos antecipadamente. Sabemos quantas famílias serão afetadas quando o rio atingir 9 metros, quando o rio atingir 10 metros, e assim sucessivamente”, explica Marcos.
Ele afirma que durante o cadastro é feito o levantamento se as famílias irão para abrigos ou para casas de parentes.
Com tudo mapeado, Marcos conta que já existem pontos de abrigos pré-definidos por toda a cidade. “Temos galpões e a praça da entrada da Velha Marabá, a laje da Folha 33, as quadras da Folha 23. No São Félix temos a praça e o ginásio, e temos na Cidade Nova também”.
Boletim Eletronorte
Segundo o último boletim informativo de vazões e níveis do Rio Tocantins divulgado diariamente pela Eletronorte, nos próximos dias o nível do rio em Marabá deve variar entre 8,32 e 8,39 metros. (Ana Mangas)