Correio de Carajás

Atriz parauapebense recebe destaque em Belém na maior premiação de cultura paraense

Magna Ribeiro no premiado monólogo "Cartas para Minha Mãe

Representando pela primeira vez o Município de Parauapebas, a atriz Magna Ribeiro receberá honrarias na 39ª edição do Baile dos Artistas, em Belém, com o prêmio “Destaque no Teatro”. Essa é a primeira vez que uma atriz da “Capital dos Minérios” é reconhecida fora da cidade. A premiação ocorrerá no dia 25 desse mês, na Estação das Docas, em Belém, às 21h.

Com carreira no teatro iniciada em 2018, Magna já foi premiada no Movimenta Pebas – evento realizado com a parceria entre o Instituto Cultural Vale, a Vivas Cultura e Esporte e o Centro Cultural de Parauapebas – por seu monólogo “Carta para Minha Mãe”. Também é reconhecida por sua atuação na pantomima “Encontros e Desencontros”, e na popular comédia regional “A Socorro quer Casar”.

A intérprete também é uma das principais responsáveis pelo Grupo Teatromania, coletivo surgido com o trabalho desenvolvido pela Associação de Teatro de Parauapebas (ATP), que tem à frente a professora Deusa Tavares, atual Coordenadora. A atriz segue sendo aluna de teatro da ATP, tendo estudado com os professores Doddy Amancio e Patrick Zarack.

Leia mais:

Em entrevista à reportagem do CORREIO, Magna explicou começou a fazer a parte da Usina da Paz – espaço no Jardim Tropical I dedicado ao fomento de arte e cultura no Município – em novembro do ano passado, a convite de Elaine, da Secretaria de Cultura (SECULT) de Belém e dos responsáveis pela Usina, os senhores Cláudio Cruz e Eusébio.

A atriz interpretou a personagem Luiza Bocão Passa a Mão, uma prefeita na comédia “A Socorro quer Casar”

Na Usina, ela ministrou uma oficina para crianças onde montou, junto delas, a peça “A Estrela do Natal”, que foi apresentada em dezembro de 2022 e teve texto de Wanderlei Silva. No entanto, ela passou a fazer ainda mais parte do grupo ao ser convidada para uma oficina ministrada pelo diretor Leonardo Santos, diretor do Teatro Estação Gasômetro, em Belém. Uma especialização que garantiu a ela uma vaga no Baile dos Artistas.

Além disso, a atriz se engajou na luta – que já se arrasta por oito anos – da construção do Teatro Municipal de Parauapebas, uma obra divulgada pela Secretaria Especial de Governo (SEGOV) em parceria com o Programa Municipal de Investimentos (PMI) que nunca saiu do papel.

Ela aproveitou o espaço para destacar a necessidade de apoio da Prefeitura, por meio da sua Secretaria de Cultura (SECULT), que não ofereceram qualquer apoio com a viagem da artista, que sairá da “Capital dos Minérios” para representá-la em Belém e abrir espaço para outros artistas do Município.

Magna se apresentou recentemente nos espetáculos “A Paixão de Cristo” e “O Auto de Natal”, ambos dirigidos pelo professor Tonico Ferreira. Atualmente, está ensaiando a comédia adulta “As Encalhadas do Pebas”, enquanto ministra aulas de teatro para crianças no Projeto Estadual Usina da Paz. (Clein Ferreira)