Correio de Carajás

Resultados de teste de covid-19 no drive-thru atrasam e geram reclamações

A testagem para a Covid-19, através do drive-thru, está disponível à população de Parauapebas desde o dia 30 de maio. Trata-se de uma das medidas do município para combater a pandemia, porém, a demora na entrega dos resultados dos exames gerou algumas queixas por parte dos usuários. A empresa responsável pelos testes afirma que ajustes estão sendo realizados no atendimento para resolveu o impasse.

Uma das usuárias do drive-thru, com iniciais N.B.P, relata ter feito o teste molecular no dia 31 de maio e o resultado estava previsto para ser divulgado em 1° de junho, no entanto, o exame foi disponibilizado na sexta-feira (5), à noite.  

“Resolvi fazer o teste porque não parei de trabalhar, e na mesma casa que moro tenho uma prima que atua na área da saúde. Por isso, estava ansiosa para receber o resultado, que foi negativo para a doença. O teste é um pouco desconfortável para fazer, mas foi bem rápido”, garante ela.

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Mara Silva também fez o teste para covid-19 no dia 31 de maio. “Moro em um condomínio e a gente acaba sempre tendo contato com outras pessoas, algumas trabalham na área da saúde”, justifica.

Ela explica que também apresentava sintomas de dores de cabeça, febre e, por conta disso, ficou temerosa de ter contraído coronavírus. E após cinco dias de atraso, ela testou negativo. “A demora me fez ficar ansiosa, achando que havia dado alguma alteração. Mas foi bem tranquilo fazer o teste”, garante Mara. 

Em reposta às reclamações na demora do resultado, a Testes Moleculares, empresa responsável pela realização dos testes PCR em Parauapebas para COVID-19, informa que o laboratório está tendo atendimento reduzido por seis dias, desde o domingo (7) até o sábado (13). Nesse período, o laboratório manterá os trabalhos apenas para realizar os atendimentos prioritários, pré-avaliados, de acordo com as informações dadas no momento da realização do cadastro.

A parada temporária ocorrerá em função da realização de ajustes de problemas técnicos, que provocaram o atraso na liberação dos resultados e também para execução de obras de pavimentação em uma das vias do local – cujas condições, prejudicadas pela chuva, estão dificultando a passagem dos veículos pelo drive-thru.

A Testes Moleculares explica que os problemas técnicos não interferem, de forma alguma, na qualidade dos testes e dos seus resultados, apenas retardam o processamento dos dados.

Os exames marcados para as datas de 7 a 12 de junho serão reagendados, e as pessoas estão sendo informadas por e-mail sobre as novas datas e horários para realização dos testes.

Para aqueles que ainda não se cadastraram, o calendário para agendamento continuará aberto no site da empresa (www.testesmoleculares.com.br), de modo que as pessoas sigam se cadastrando. Além disso, a Testes Moleculares seguirá sem interrupção, neste período, com a coleta de testes nos hospitais públicos da cidade e o envio de suas respectivas análises.

Até a última sexta-feira, (5), foram liberados mais de 3.000 resultados para consulta. Os demais resultados serão liberados nos próximos dias, a fim de solucionar o problema do atraso na entrega dos testes realizados nos primeiros dias do programa.

O método PCR é o de maior eficiência, recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o melhor para conter a pandemia, por seu baixíssimo índice de risco de falsos negativos e positivos – ao contrário dos demais – e por sua capacidade de detectar o vírus desde o primeiro dia de contágio. Os testes têm seguido todos os procedimentos, normas de segurança e protocolos aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de vigilância Sanitária).

“A Testes Moleculares está empenhada e realizando todos os esforços necessários para normalizar o processo de coleta e de entrega dos resultados, trabalhando intensamente, com uma equipe de 100 pessoas na linha de frente contra a COVID-19, neste que é o maior programa de testagem em massa pelo método PCR realizado no País”, garante a empresa. (Theíza Cristhine)