Os 10 respiradores que o governador Helder Barbalho encaminhou para Marabá na manhã desta segunda-feira (4) já chegaram ao sudeste do Pará. O desembarque ocorreu no Aeroporto João Correa da Rocha, onde as caixas foram carregadas em um caminhão do Corpo de Bombeiros. Do local, foram transferidas para o Hospital de Campanha, montado na Rodovia BR-222, com escolta reforçada da Polícia Militar.
Os equipamentos foram encaminhados para o município logo depois de chegarem na capital, Belém. O Governo do Estado do Pará destinou 25 respiradores com bombas de infusão para municípios do interior. Neste primeiro momento são 10 respiradores para Marabá, 10 para Santarém e cinco para Breves, na Ilha do Marajó.
O embarque ocorreu no hangar do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP), em Belém. Em vídeo, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Adler Silveira, informou a quantidade de itens distribuída para cada cidade.
Leia mais:Logo cedo o governador do Pará, Helder Barbalho, divulgou pelo Twitter ter acompanhado a fiscalização de 139 respiradores e 1.600 bombas de infusão que chegaram na capital durante a madrugada.
Conforme ele, os equipamentos adquiridos pelo governo estadual começariam a ser distribuídos ainda hoje aos hospitais estaduais para que sejam instalados. Os aparelhos vieram ao Brasil em aeronave que partiu de Xangai, na China. Outros equipamentos devem sair do país no dia 9 de maio rumo a Belém, totalizando a compra de 400 kits de UTI.
No início desta tarde o Pará registrava 4.125 casos confirmados de Covid-19, 2.199 casos recuperados (com 184 novos casos de recuperados), 330 óbitos, 399 casos em análise e 2.382 casos descartados.
A Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará divulgou pela manhã que o Hospital de Campanha de Marabá está atendendo neste momento 15 pacientes. No total, 28 pacientes já foram atendidos e nove receberam alta. (Luciana Marschall)