Correio de Carajás

Repórter Correio

Apoio ao comércio

Comerciantes de Marabá atingidos pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas deverão receber apoio financeiro do Governo do Estado por meio de um programa a ser anunciado na próxima semana. A informação foi confirmada pelo governador Helder Barbalho durante a sua passagem ontem (19) pela cidade, em encontro com representantes da Associação Comercial e Industrial (Acim). Participaram da conversa o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Luiz Fernando Gomes Júnior, e o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Estado, João Chamon Neto.

Apoio ao comércio II

Leia mais:

Segundo o presidente da Acim, João Tatagiba, apesar de adiantar a boa nova, o governador não deu detalhes de quais serão as regras ou os valores envolvidos. Helder usou como analogia o “Programa Recomeçar”, pelo qual está ajudando com um salário mínimo cada família atingida pela enchente.

Estoque crítico

Equipe do Hemocentro Regional (Hemopa) em Marabá ligou o sinal de alerta esta semana depois que o estoque de sangue entrou em estado crítico. A gerente, Regiane Izaias, telefonou diretamente para uma série de instituições locais pedindo ajuda na divulgação e no ânimo a novos doadores. Ontem, no entanto, ela recebeu um apoio de peso: o Comando de Policiamento Regional (CPR-II) enviou 72 dos alunos do curso de formação de praças da Polícia Militar para doarem sangue. Hoje outros 72 alunos vão comparecer para doação voluntária.

Apoio ao ensino

Tido como um dos maiores pecuaristas do Pará e do Brasil, Roque Quagliato acaba de doar uma área de nada menos que 60 hectares para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Xinguara. Motivo: a instituição vai construir ali um hospital de Medicina Veterinária e um campus para o curso de Zootecnia.

Advogados

Nesta quarta-feira (19) teve vacinação contra a gripe na sede da Subseção da OAB, em Marabá. Segundo a entidade, a ação foi uma parceria da Caixa de Assistência dos Advogados, com a Secretaria Municipal de Saúde.

Com Covid

A cantora Joelma foi diagnosticada com covid-19 pela terceira vez. O resultado positivo para a doença saiu na terça-feira (18). A informação foi divulgada por sua equipe em uma rede social. A artista paraense está com a vacinação contra a Covid-19 completa, segundo sua assessoria. Com sintomas leves da doença, Joelma está se recuperando e cumprindo isolamento em casa, em São Paulo. Os compromissos e agenda dela foram cancelados.

Economia

O setor de vestuário lidera o número de microempreendedores no Pará em 2022, com 18% do total de 154,6 mil MEIs registrados pela Receita Federal no Pará até o último dia 5 de janeiro.  Em seguida, o segmento que tem mais destaque nos novos registros é o do comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, mini mercados, mercearias e armazéns e 9,5% dessa fatia de empreendedores; seguido do segmento de cabeleireiros, manicure e pedicure, que ficam com 9,2% desse percentual.

Avanço

A crescente de paraenses abrindo uma empresa em formato de microempreendedor individual foi contínua desde 2018, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia. De 2018 para 2019, foram mais 11.701 MEIs abertos (+ 34%); de 2019 para 2020, foram mais 10.930 novos microempreendedores (+ 24%); de 2020 para 2021, outros 9.642 MEIs foram abertos (+ 17%). O crescimento de 2018 para 2021 foi de 93%. Mesmo com a pandemia, também no mesmo período, foi possível observar um aumento de cerca de 52% no número de novos pequenos empresários também em todo o Brasil, saltando de 1,94 milhões de novos MEIs para 2,95 milhões.

Cheia no Xingu

Alerta acionado pela Defesa Civil em São Félix do Xingu. O rio já está a 4 metros acima do nível normal, o que é muito para aquela região.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) vão doar R$ 1,2 milhão para os estados da Bahia, de Minas Gerais, do Tocantins e do Maranhão para ajudar na recuperação dos estragos causados pelas chuvas que atingiram essas unidades da Federação. O anúncio da doação foi feito pelas redes sociais pelo ministro da Cidadania, João Roma. Chama a atenção o Pará de fora desta lista, logo um dos que mais tem sofrido com o problema.

Concurso bombeiros

É oficial: o novo concurso Bombeiros PA (Corpo de Bombeiros do Estado do Pará) será mesmo organizado pelo Instituto AOCP. O concurso contará com uma oferta de 405 vagas para bombeiros. Para concorrer, será necessário possuir ensino médio, idade de 18 na data da matrícula e até 27 anos no ato da inscrição, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres e carteira de habilitação categorias “A” e “B”. A remuneração inicial ainda será confirmada.

 

Comentários

Repórter Correio

Praia Os primeiros metros de praia do Tucunaré já foram suficientes para o final de semana atrair visitantes ao balneário,…

Repórter Correio

Frio em Marabá? Foi a sensação da grande maioria da população ao levantar na manhã de ontem (20), com menos…

Repórter Correio

Nem igreja escapa Desde final de abril, a Catedral de Marabá, vive uma situação inusitada.  Segundo o padre Ademir Gramelik,…

Repórter Correio

Fato grave O Presidente da Federação de Futsal do Pará (Fefuspa), Davi Leal, foi esfaqueado na manhã de sábado, dia…

Repórter Correio

Nem autoridade escapa Três homens suspeitos de praticarem um assalto com reféns à casa do vice-prefeito de Cachoeira do Piriá,…

Repórter Correio

A Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama 2022) está oficialmente confirmada. Será mais curta, com apenas cinco dias, de quarta a…