Correio de Carajás

Repórter Correio

Emergência

O governo do Pará decretou situação de emergência por causa das chuvas intensas que atingem cidades das regiões do Araguaia, Carajás, Lago do Tucuruí, Tapajós e Baixo Amazonas. Ao menos 17 municípios já registram algum tipo de prejuízo por conta da chuva ou das cheias e foram listadas no decreto estadual. No total são 55.022 pessoas afetadas, segundo o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Destes, são 1.368 desabrigados e 14.244 desalojados.

Emergência

Leia mais:

No Pará, Marabá e mais sete municípios decretaram emergência até então, são eles: Aveiro, Rurópolis, São João do Araguaia, Itupiranga, Pau d’Arco, Bom Jesus do Tocantins e Trairão. A cidade onde a situação está mais grave é realmente Marabá, com mais de 2,8 mil famílias atingidas. O nível do Rio Tocantins fechou o dia ontem com exatos 13 metros acima do normal. As cheias começaram a afetar a cidade ainda em dezembro. No início deste mês, a prefeitura decretou situação de emergência.

Alento?

Um vídeo circulou ontem nas redes sociais com mensagem do superintendente de Defesa Civil do município de Imperatriz (MA), Josiano Galvão, informando que o nível do Rio Tocantins começou a abaixar naquela cidade, variando de 10,75 metros no domingo para 10,69 ontem. Foi o primeiro recuo do rio em três semanas. Segundo ele, a previsão de volume de vazão na barragem do Estreito (MA) também é menor. Para muitos a interpretação é de que é uma boa notícia para Marabá. De outro lado é preciso destacar que aqui o Tocantins passa acrescido do Rio Araguaia, que desagua nele em São João do Araguaia, bacia que também está em período de cheia.

Correios

Os Correios anunciaram a manutenção dos preços das encomendas nacionais e internacionais. Em nota, a estatal informou que preços de serviços como Sedex e PAC, além de serviços de importação e exportação, não sofrerão reajuste. Além disso, em 420 cidades haverá a redução dos valores praticados a partir do próximo dia 31.

Internet

De acordo com os Correios, a mudança no comportamento do consumidor, com o aumento das compras feitas pela internet, impulsionadas também pela pandemia, fizeram os Correios registrarem um aumento de 40% no volume de encomendas em relação ao ano anterior. “Medidas como a redução de prazos de entrega nos principais trechos do país, a criação de produtos específicos para o comércio eletrônico e a diversificação de canais de atendimento levaram os Correios a projetar um novo recorde de lucro para 2021 [que será divulgado em breve]”, informou a estatal.

Balcão único

A partir deste mês, empreendedores de 11 estados poderão abrir uma empresa sem sair de casa, apenas preenchendo um formulário digital. Ao longo de janeiro, o Balcão Único passa a estar disponível nas Juntas Comerciais de Alagoas, do Espírito Santo, de Goiás, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Sergipe e de Tocantins. Na semana passada, a tecnologia foi implementada pelas Juntas Comerciais do Maranhão, do Paraná, do Piauí e de Rondônia. Com a expansão, o número de unidades da Federação beneficiados pelo Balcão Único aumenta para 17. A ferramenta já estava disponível aqui no Pará, na Bahia, no Distrito Federal, em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Balcão único II

O Balcão Único unifica os dados entre os órgãos da União, dos estados e dos municípios para a abertura de empresas. Segundo o Ministério da Economia, que desenvolveu o projeto, a solução reduz a burocracia na abertura de empresas, ao permitir que o empreendedor evite deslocamentos e envie os documentos para um único lugar.

Armado

Motorista parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Nova Marabá no último dia 14 recebeu voz de prisão. Motivo: ele tinha em seu poder uma arma de fogo (pistola TH40) para a qual não possuía porte. O armamento foi achado dentro do veículo, uma caminhonete Nissan Frontier.

Expandindo

Um dos maiores comerciantes do ramo de peças para motocicletas em Marabá, Pércio Pianho inaugurou nesta segunda-feira (17) uma filial da JJ Moto Peças em Parauapebas.

Petróleo

A Petrobras atingiu recorde anual de produção no pré-sal em 2021, ao alcançar 1,95 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed). Esse volume corresponde a 70% da produção total da companhia, que foi de 2,77 milhões de boed no ano passado. O recorde anterior foi em 2020, quando atingiu a marca de 1,86 milhão de barris de óleo equivalente por dia, representando 66% da produção total da empresa

Vacinação

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no Brasil chegou nesta segunda-feira, 17, a 162.210.686, o equivalente a 75,51% da população total. Nas últimas 24 horas, 165.646 pessoas receberam a primeira dose da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa.

 

Comentários

Repórter Correio

Praia Os primeiros metros de praia do Tucunaré já foram suficientes para o final de semana atrair visitantes ao balneário,…

Repórter Correio

Frio em Marabá? Foi a sensação da grande maioria da população ao levantar na manhã de ontem (20), com menos…

Repórter Correio

Nem igreja escapa Desde final de abril, a Catedral de Marabá, vive uma situação inusitada.  Segundo o padre Ademir Gramelik,…

Repórter Correio

Fato grave O Presidente da Federação de Futsal do Pará (Fefuspa), Davi Leal, foi esfaqueado na manhã de sábado, dia…

Repórter Correio

Nem autoridade escapa Três homens suspeitos de praticarem um assalto com reféns à casa do vice-prefeito de Cachoeira do Piriá,…

Repórter Correio

A Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama 2022) está oficialmente confirmada. Será mais curta, com apenas cinco dias, de quarta a…