Correio de Carajás

Repórter Correio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem (18) novo calendário vacinal que segue até o dia 22 de outubro. Serão em dois locais: no Shopping Partage, na Nova Marabá, e no SEST/SENAT, em São Félix, com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses. E na sexta-feira (22), em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana tem aplicação da 1ª dose do imunizante. No Shopping Partage, a vacinação acontece de 10 às 17 horas, no SEST/SENAT, de 8 às 17 horas, e nas UBS, na sexta (22), de 8 às 17 horas.

Quem pode tomar

Leia mais:

Lembrando que podem tomar a 1ª dose todas as pessoas acima de 12 anos (grávidas e puérperas apresentar prescrição médica). A documentação necessária é cartão SUS, comprovante de residência, CPF e declaração preenchida. A 2ª dose é para pessoas com a dose atrasada e no prazo. Há antecipação de Pfizer para todos que completaram oito semanas da 1ª dose. Levar CPF, cartão de vacina, cartão SUS e declaração preenchida. Podem tomar a 3ª dose os profissionais de saúde e idosos, a partir dos 60 anos, com intervalo de seis meses completos que tomaram a 2ª dose.

Vandalismo

Ponto de referência para a prática de esporte na região dos bairros Planalto e Liberdade, o campo Parque São Jorge foi alvo de depredação no final de semana. Grades e portão, mesmo sendo de aço, foram alvos dos vândalos. O campo é palco para jogos da segunda divisão do campeonato municipal e a Secretaria de Esporte de Lazer lamentou o ocorrido. Segundo o secretário Thiago Miranda, uma equipe de manutenção da Prefeitura de Marabá foi acionada para os reparos e registrado um boletim de ocorrência.

Combate ao Kadron

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) de Parauapebas diz estar intensificando o combate à utilização de escapamentos irregulares. É a chamada Operação Kadron, com fundamentada no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A fiscalização também foi estendida para a zona rural, e nas entradas e saídas da cidade. Durante o último final de semana, foram realizadas mais de 200 abordagens e registradas 128 infrações de trânsito, além da remoção de 44 veículos irregulares.

Convênio

Ainda sobre o trânsito de Parauapebas, no último dia 5 foi publicado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) o convênio de nº 064/2021 com o DMTT que tem como objeto a delegação recíproca de competências entre os participantes, como órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para fins de autuação, retenção, recolhimento de documentos vencidos, remoção, julgamento e processamento dos autos de infração lavrados por agentes de trânsito das duas instâncias.

Teste de covid

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram uma nova tecnologia de teste para avaliar o diagnóstico de covid-19 pela saliva utilizando luz. A formulação foi feita por um grupo do Laboratório de Bioanalítica e Eletroquímica da instituição de ensino. Os estudiosos adotaram uma técnica denominada entre os especialistas de eletroquimioluminescência. Segundo esta técnica, um sinal elétrico é aplicado na saliva de um paciente. Caso haja o vírus na saliva da pessoa, esse sinal produz uma reação química e mostra o resultado na forma de aparição de luz vermelha, apontando o diagnóstico. Se o aparelho utilizado não ascender, o diagnóstico é negativo.

Teste de covid

Segundo esta técnica, um sinal elétrico é aplicado na saliva de um paciente. Caso haja o vírus na saliva da pessoa, esse sinal produz uma reação química e mostra o resultado na forma de aparição de luz vermelha, apontando o diagnóstico. Se o aparelho utilizado não ascender, o diagnóstico é negativo.

Comentários

Repórter Correio

Alinhados A vinda do governador Helder Barbalho a Marabá no último dia 2 mostrou que ele e o prefeito Tião…

Repórter Correio

Pensões especiais A Procuradoria-Geral (PGE) do Estado do Pará informou que os pagamentos de pensões especiais que estavam sendo realizados…

Repórter Correio

Marabá x Vale O clima azedou entre a Câmara de Marabá e a mineradora Vale. Isso devido ao fato da…

Repórter Correio

Vacinação Apesar da Prefeitura de Marabá ter divulgado no início da semana que os postos de saúde estavam aguardando as…

Repórter Correio

Duelo de gigantes Gigante do comércio varejista no Brasil, a Casas Bahia está finalmente fincando bandeira em Marabá e vai…

Repórter Correio

Grupo Revemar Sob a batuta de Winston Diamantino, a Revemar segue se consolidando também como o maior grupo varejista de…