Correio de Carajás

Repórter Correio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Blackout

Foi só começar a chuva que a energia caiu em várias folhas da Nova Marabá, deixando muita gente às escuras por mais de hora. Moradores das folhas 26 e 32, por exemplo, relataram escuro total nesses núcleos, a não ser para quem tinha gerador de energia, como é o caso do Terminal Rodoviário. Nesses pontos não houve ventania e a chuva durou poucos minutos, mas a Equatorial, em nota, atribuiu o problema a uma “forte chuva”. Também diminuiu a incidência a “alguns pontos o núcleo Nova Marabá”. Encerrou a nota garantindo que as equipes técnicas não estavam medindo esforços para restabelecer o sistema.

Expandindo

Leia mais:

Com base no Mato Grosso, a cooperativa de crédito que mantém o Sicredi no Pará segue expandindo o número de agências aqui na região. Ontem anunciava o início do funcionamento da agência de Goianésia do Pará, uma das 10 previstas para abrirem as portas em 2021. Já adiantaram que serão mais 16 em 2022. Também segundo a instituição, a agência do Sicredi Sudoeste MT/PA começou a atender ontem já tendo mais de 700 pessoas associadas. A meta até o final do ano é chegar em 1000 cooperados e a uma carteira de crédito de R$ 10 milhões.

Feriado

Este dia 12 de outubro é feriado nacional, quando é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Muita gente, aliás, pela coincidência de datas, chama equivocadamente de “feriado de Dia da Criança”. Por ser feriado nacional, o comércio (parcialmente) e instituições vão estar fechados. Em Marabá, a coluna apurou que os hipermercados vão funcionar normalmente. Já o shopping de Marabá também deverá ter atendimento de 12 às 20 horas na Praça de Alimentação; lojas das 14 às 20 horas e academia das 8 às 14 horas. Um acordo com o sindicato dos comerciários garante esse funcionamento.

A maré virou

Destaque do automobilismo nacional correndo na Mercedes-Benz Challenge e liderando o campeonato deste ano, o piloto Vinny Azevedo Parreira teve imensa felicidade e desgosto num mesmo final de semana. Pela primeira vez ele foi pole position (melhor tempo) em dois treinos e na classificatória, largou na frente, mas acabou tendo de abandonar as duas baterias da corrida em Mogi Guaçu (SP), tocado por outro veículo. Vinny postou que foi um final de semana para ser descartado na sua luta pelo título e que agora é se concentrar na próxima etapa, em 7 de novembro, em Curitiba.

Vila de Tucuruí

Um debate de anos, parece que finalmente vai se tornar realidade: numa reunião nesta segunda-feira (11), a diretoria executiva da Eletronorte deu o aval para que as casas da vila permanente residencial em Tucuruí comecem a ser vendidas aos seus moradores. O processo envolve também a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) no Estado do Pará, que dará o próximo passo, e aplicará as normas próprias daquele órgão, que permitirão que as moradias sejam doadas aos moradores com renda familiar igual ou menor que cinco salários mínimos. As demais residências serão enquadradas dentro do Programa Reurb de Interesse Especifico – Reurb E, com a previsão de compra pelo usuário.

Vila de Tucuruí II

Esse aceite da Eletronorte acontece após longa intervenção de órgãos como a Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, SPU, NIPE-IFPA, Prefeitura de Tucuruí e representantes da Associação dos Moradores da Vila Permanente (ASMOVIP). As vilas residenciais da Eletronorte, em Tucuruí, foram construídas na década de 1970 para abrigar os trabalhadores na fase de construção da Hidrelétrica. Com o término da fase de construção foram cedidas em comodatos para os atuais habitantes além de abrigar os funcionários da operação da usina. Os atuais residentes são, na sua maioria, remanescentes da fase de construção que se aposentaram e ficaram na região. As informações são do Sistema Floresta.

Vão de bike

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC) realizou a entrega de 24 bicicletas para a equipe dos visitadores do Programa Criança Feliz em Marabá. O objetivo da frota é auxiliar e facilitar o acesso das visitadoras do programa junto às famílias que são acompanhadas. O Programa Criança Feliz atende 604 famílias e tem como pilar o acompanhamento para o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, que compreende de 0 aos 6 anos de idade.

Receita

A Receita Federal lançou um aplicativo que promete reunir diferentes serviços de acesso à informação em um só local. Segundo o órgão, o programa que está disponível para celulares e tablets, vai simplificar o acesso a vários serviços e informações já oferecidas pela Receita. O aplicativo está disponível na App Store ou Google Play. Entre os serviços disponíveis no aplicativo estão o de CPF, declaração do Imposto de Renda, acompanhamento de processos, eSocial, atividades econômicas, bem como realização de agendamento de atendimento e visualização das unidades da Receita.

Cautela

Como ainda é uma primeira versão, a Receita Federal recomenda manter os aplicativos IRPF, e-Social Doméstico, e-Processo, Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PerDcomp), além dos sistemas Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Física (CAEPF) e Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (Saga). A expectativa é que, até o final do próximo ano, todas as funcionalidades dos principais programas já estejam unificadas no aplicativo Receita Federal.

Comentários

Repórter Correio

Corrida de São Félix Depois de um ano de 2020 em que as principais competições esportivas estiveram prejudicadas, é grande…

Repórter Correio

Vida abreviada Empresário e advogado dos mais conhecidos de Tailândia e de Paragominas, Fernando Fazollo perdeu a vida na terça-feira…

Repórter Correio

Vacinação A Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem (18) novo calendário vacinal que segue até o dia 22 de outubro.…

Repórter Correio

Antirrábica Neste sábado, as equipes de vacinação antirrábica de Marabá vão estar com pontos fixos no Residencial Delta Park e…

Repórter Correio

Novos juízes A presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, empossou, ontem, 24 novos…

Repórter Correio

Vacina no Pará O Pará recebeu, na madrugada desta sexta-feira (8), a 98ª remessa de vacinas contra a Covid-19 com…