Caçador de crises
Em plena véspera da retomada dos trabalhos da Câmara Municipal de Marabá (CMM), que acontece hoje (18), o prefeito Toni Cunha (PL) foi às redes sociais, em vídeo, dizer – sem citar os nomes – que estaria sofrendo assédio de vereadores por espaço no seu governo. O ato, não apenas teve tom leviano, sem ‘dar nomes aos bois’, como tenta colocar a opinião pública contra todos os vereadores da Casa de Leis, mesma instância com a qual precisa conviver com algum nível de harmonia para tramitar as leis e adequações dos quatro anos do seu mandato.
Desarmonia
Leia mais:A fala, óbvio, causou revolta dos membros do Legislativo, e deixou ainda mais complicado o diálogo entre os poderes, merecendo queixa até dos aliados do prefeito na Casa. O pano de fundo da ‘birra’ de Toni Cunha é o fato de que tentou articular nos bastidores – com seu jeito bem peculiar e bruto – a colocação dos vereadores do PL nas principais comissões da CMM, mas novamente falhou. Os que ele mesmo tentou cooptar e influenciar para abrirem mão de vagas, lhe disseram um solene não. A apelação não tardou e aconteceu o tal vídeo da discórdia.
União
De outro lado, nesta segunda-feira (17) os vereadores iniciaram o dia em café da manhã com os servidores da Câmara, reafirmando os compromissos com a produtividade e com os anseios da população. O evento foi coordenado pela Elmar (Escola do Legislativo de Marabá) e serviu para dar início ao período ordinário do Legislativo marabaense, já que nesta terça-feira, dia 18, acontece a primeira sessão ordinária do ano de 2025. Representando as mulheres, a vereadora Cristina Mutran deu boas-vindas aos mais experiente e novos servidores, desejando sucesso a todos no exercício da função. “Todos nós vereadores temos um objetivo em comum: trabalhar em prol do desenvolvimento e melhoria da nossa cidade”.
Vigilante
O presidente da Câmara, Ilker Moraes, observou que o Poder Legislativo, como um todo, estará vigilante, cobrando e debatendo assuntos de relevância para o município. De acordo com ele – e é o que todo mundo espera – que a cidade avance e as políticas públicas cheguem de fato à população.
Lucidez
Enquanto o prefeito de Marabá faz questão de criar crises na sua relação com a Câmara, o gestor de Parauapebas, Aurélio Goiano, compareceu ao Legislativo daquele Município para fazer um pronunciamento aos vereadores em tom conciliador e apresentando os desafios que ambos os poderes terão de encarar em conjunto. Foi nesta segunda-feira (17).
Nova ponte
Em postagem nas redes sociais, o ministro dos Transportes, Renan Filho divulgou uma imagem do projeto, mostrando como será a nova ponte sobre o Rio Tocantins, ligando Estreito/MA e Aguiarnópolis/TO, na rodovia Belém-Brasília. É possível ver que será bem semelhante à antiga ponte JK, que desabou, inclusive com um enorme vão sobre o leito do rio. Já era de se imaginar que não teria um espigão central, devido à profundidade no local, que chega a 40 metros. Renan Filho voltou a reafirmar que a ponte será entregue em 22 de dezembro deste ano. “A nova ponte será mais segura, moderna e estruturada para suportar o tráfego com eficiência. O trabalho já começou e seguiremos firmes até a entrega dessa obra ainda esse ano”, postou ele.
Dia do Comerciário
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Município de Marabá e Sul do Pará (Sindecomar) emitiu nota neste início de semana, aos seus associados, destacando que a tradicional folga de Dia do Comerciário será na segunda-feira de Carnaval, ou seja, dia 3 de março, se estendendo ao dia 4. Já aos colaboradores das empresas do ramo de gêneros alimentícios, a folga será apenas no dia 3. A liberação está prevista na Convenção Coletiva entre o sindicato dos trabalhadores e o patronal e é repetida todos os anos, como uma espécie de compensação ao ritmo de trabalho no final de ano, sempre mais puxado.
São Domingos
Na abertura dos trabalhos em plenário na Câmara de São Domingos do Araguaia, foi anunciado que as sessões ordinárias serão realizadas agora às sextas-feiras, sempre às 19 horas. Até o ano passado, tais sessões aconteciam às quintas-feiras. A Sessão Solene de abertura do ano Legislativo aconteceu no último dia 14 de fevereiro, no Plenário Jacob Eloy.