Correio de Carajás

Repórter Correio

Secretário de Agricultura

O prefeito eleito, Toni Cunha, divulgou mais um nome que fará parte do seu time de secretários. O professor doutor, Hiron Pereira Farias, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará é o escolhido para a pasta da Secretaria de Agricultura. Hiron é especialista em Agronegócio e doutor em estatística e experimentação pela Universidade de São Paulo.

Nã na ni na não

Leia mais:

Eugênio Alegretti disse não para a próxima gestão municipal de Marabá. O gerente geral do Grupo Revemar, que já foi secretário municipal de Saúde, foi sondado para participar do governo de Toni, mas recusou, claro, com a elegância que lhe é peculiar. Alegretti agradeceu e disse que ficou muito feliz por ser lembrado. Mas, que está em um outro momento profissional. “Estou à disposição para auxiliar com conselhos e orientações. Mas, não me cabe, nesse momento, essa missão de ocupar cargo nenhum no governo. Estou em outro projeto muito importante”, disse.

 

Círio da Juventude

Neste sábado, dia 26, acontece o 1º Círio da Juventude de Marabá que tem o objetivo de reunir jovens da região para um momento de celebração, fé e devoção. A programação inicia às 16h30 na Igreja Matriz da Folha 28, com louvor, teatro e muita alegria. Em seguida, às 18 horas, inicia a procissão seguirá com imagem peregrina de Nossa Senhora. Serão cerca de 4 quilômetros até o Santuário na Folha 16, onde acontecerá a Santa Missa às 19 horas, celebrada pelo padre Erick João. Logo após, o grupo teatral do movimento Segue-me apresentará a peça Ou Santos ou Nada. Informações: 94 99223-2420

SAÚDE MENTAL

O estado do Pará receberá mais de R$ 863 mil para fortalecer e ampliar a rede de atenção à saúde mental. O benefício faz parte das novas medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde, que visa o acesso de mais brasileiros a tratamentos para doenças que afetam o bem-estar psicológico. Com os valores, o Pará contará com um novo Centro de Atenção Psicossocial para atender pessoas em sofrimento psíquico e/ou com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.

SAÚDE MENTAL II

Entre as medidas divulgadas pelo MS, está um aumento de 383 milhões no orçamento destinado ao custeio anual dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Residências Terapêuticas no Brasil. Além disso, serão habilitados 147 novos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além da qualificação de 16 CAPS. Para o custeio desses novos serviços, serão repassados mais 71 milhões em 2024. Os serviços realizados no Pará serão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

SAÚDE MENTAL III

O Governo Federal tem atuado para expandir o acesso da população a serviços de atenção psicossocial, com políticas pautadas nos direitos humanos e cuidado em liberdade. No ano passado, o Ministério da Saúde retomou a expansão da RAPS, aumentando o custeio financeiro em 26% após cerca de uma década sem atualização dos valores para os serviços. Hoje, essa recomposição continua, com acréscimo de 383 milhões ao ano no orçamento, que serão direcionados para custeio dos CAPS e Residências Terapêuticas, cuja portaria está prevista para publicação na próxima semana.

SAÚDE MENTAL IV

Para 2024, projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam uma população de aproximadamente 59 milhões de pessoas na faixa etária entre 0 e 19 anos. Em 2002, o Ministério da Saúde instituiu, no Sistema Único de Saúde (SUS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) voltados para a infância, o que é considerada a inauguração do campo assistencial público para crianças e adolescentes com agravos severos na saúde mental.

FESTIVAL DO SORVETE

Neste domingo, 27, acontece mais uma edição do Festival do Sorvete da Casa do Caminho. Pelo segundo ano consecutivo, o local escolhido pela organização do evento é a Maçonaria da Folha da 16. Com espaço amplo, área kids e muitas mesas e cadeiras para acomodar todo mundo, a Casa do Caminho promete mais um grandioso Festival. São mais de 15 sabores de sorvete que estarão a disposição para a turma saborear. O ingresso custa R$ 30 reais e dá direito a três rodadas de sorvete (seis bolas). Mais informações: 94 94 8134-6451 (Lídia Mangas)