Correio de Carajás

Repórter Correio

Gusttavo Lima

Gusttavo Lima subiu ao palco em show em Marabá na noite de sexta-feira (27) e não era um momento qualquer em sua vida. Era o retorno dele ao trabalho após uma semana em que teve prisão decretada e depois revogada. Ao público marabaense, ao final do evento, deixou um recado sobre honestidade. “Faça o certo. O errado todo mundo já faz. E seja honesto, para quando o mundo cair a tua honestidade te salve”, bradou, após 2h45 de muita música no palco.

Gusttavo Lima II

Leia mais:

Ele é investigado em operação que combate lavagem de dinheiro via BETs, as apostas online. O cantor, por sua assessoria e advogados, já havia se declarado inocente e questionado a necessidade de um pedido de prisão. Enquanto isso ele estava com a família nos EUA. Na noite de domingo, no entanto, o Fantástico, da Globo, informou que o cantor foi indiciado nesse inquérito. A novela promete novos capítulos.

Rodovia

O Rota Pará, consórcio que assumiu a gestão e conservação da PA-150, mais importante rodovia do Estado, finalmente começou alguma movimentação. Segundo fonte da coluna, funcionários da empresa já foram vistos em campo em trabalho de conservação e restauração de asfalto. Já começou, também, a construção de uma praça de pedágio entre Nova Ipixuna e Jacundá. Um outro pedágio deve ser construído na cidade de Goianésia.

Promovido

O comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Tailândia, nordeste do Pará, foi promovido para o maior posto da corporação durante a solenidade de aniversário de 206 anos da PMPA ocorrida no dia 25 de setembro. Lucenildo Corrêa deixa para trás a patente de tenente-coronel e passa a assumir a de coronel. A promoção mereceu comemoração no final de semana junto a familiares e amigos.

Eleitores

Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (6). A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição. De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), no Artigo 236, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

Eleitores II

No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzido à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada. O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de 15 dias antes da eleição, em vigor desde 21 de setembro.

Voto

O salvo-conduto serve para garantir a liberdade de voto. Eleitores que sofrerem violência moral ou física com objetivo de violar seu direito a votar podem obter a garantia, que pode ser expedida por juiz eleitoral ou presidente da mesa de votação. Quem desobedecer a ordem de salvo-conduto pode ser preso por até cinco dias, mesmo não sendo preso em flagrante.

Eleições 2024

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Nas eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar. No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito nos 5.569 municípios. O TSE contabiliza, ainda, 58.444 vagas para vereadores.

Preservação

O governo do Pará vai transformar 500 mil hectares da floresta Amazônica em áreas protegidas contra a ação de quem pretende usar o espaço para exploração de madeira, mineração e pecuária. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho durante o festival Global Citizen, em Nova York.

Preservação II

Diante de mais de 60 mil pessoas no Central Park, Barbalho lembrou de promessa feita em 2024. “Ano passado, nesse mesmo palco, eu prometi criar 1 milhão de hectares de novas áreas protegidas até 2025. Hoje, tenho o orgulho de anunciar 500 mil hectares de novas áreas protegidas, o que deixa a gente próximo do objetivo. Além de 200 mil hectares de terras indígenas recuperadas que serão reflorestadas e voltarão para as mãos dos seus verdadeiros donos”.

Dá-lhe, Leão

O Clube do Remo garantiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro no domingo (29), com uma rodada de antecedência. A equipe paraense recebeu o São Bernardo e triunfou por 1 a 0, chegando aos mesmos nove pontos do Voltaço e conquistando o retorno à Série B.