Correio de Carajás

Repórter Correio

Polo em Canaã

Comitiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) esteve em Canaã dos Carajás nesta quarta-feira (25) tratando sobre o Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (Pepeti) da universidade naquele município. Na equipe, o reitor, prof. Dr. Francisco Ribeiro; a vice-reitora, profª. Dra. Lucélia Cavalcante, além de outros servidores que compõem a administração superior e unidades acadêmicas. Representantes de projetos já em andamento e de novos convênios entre a universidade e o município visitaram as obras do Polo e reuniram-se pra definir linhas de ação e trabalho para os próximos períodos.

Terceira dose

Leia mais:

O Ministério da Saúde confirmou que partir da segunda quinzena de setembro o Brasil começa a distribuir vacinas covid-19 para doses de reforço e reduzir o intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca. A ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses. A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca. Também a partir do próximo mês, o intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca passará de 12 para 8 semanas para toda a população. Essas decisões foram tomadas em conjunto com Conass, Conasems e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CETAI) do nosso ministério.

Suínos

O município de Santa Maria das Barreiras, no sudeste do Pará, está recebendo as ações de cadastramento e atualização de cadastros de suínos para o inquérito soroepidemiológico da Região III do Plano Estratégico Brasil livre de Peste Suína Clássica. Até o próximo dia 6 de setembro, a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) realiza a coleta de amostras sorológicas em propriedades rurais dos outros cinco municípios próximos para enviá-las para o Laboratório Federal De Defesa Agropecuária de Minas Gerais.

Estudo

“O estudo visa suprir a deficiência de informações e ações de vigilância, aprimorar a caracterização do sistema produtivo de suínos e da condição epidemiológica da Peste Suína Clássica”, disse a fiscal estadual agropecuária (FEA) Renata Pereira, que realiza as atividades junto com o FEA Normando Dantas e o agente fiscal agropecuário (AFA) Paulo Dantas e o auxiliar de campo Izomar Caldas. O Pará e outros estados pertencentes à zona não livre de Peste Suína Clássica (PSC) estão em processo de erradicação da doença desde o ano de 2016.

Tecnologia 5G

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu ontem (25) a votação da proposta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o leilão de exploração de serviços utilizando a tecnologia de conectividade móvel 5G. Sete ministros acompanharam o voto favorável do relator, ministro Raimundo Carreiro, confirmando o quadro de avaliação formado na semana passada. Um foi contrário. Após a aprovação, o documento retorna à Anatel, que deve publicar o edital em até sete dias. A previsão do governo é que o procedimento ocorra ainda em outubro e que, até julho de 2022, todas as 27 capitais brasileiras terão cobertura 5G.

Tecnologia 5G II

O 5G é uma nova tecnologia que amplia a velocidade da conexão móvel e reduz a latência, permitindo novos serviços com conexão com segurança e estabilidade que abrem espaço para o uso de novos serviços em diversas áreas, como indústria, saúde, agricultura e na produção e difusão de conteúdos. A proposta de leilão tem valor previsto de R$ 44 bilhões e está estruturada com foco em investimentos e oferta da tecnologia a todos os municípios com mais de 600 pessoas e não na arrecadação de recursos para o governo.