Correio de Carajás

REPÓRTER CORREIO

Liquida Geral Marabá

No final da tarde de segunda-feira (12) a Associação Comercial de Marabá e o Conselho de Jovens Empresários (Conjove) lançaram a maior campanha de preços baixos da região, a “Liquida Geral 2024”. Empresários de diversos segmentos foram convidados para participar do evento que pretende impulsionar as vendas do comércio local.

 

Leia mais:

Café da manhã na Unifesspa

Na manhã desta terça-feira (13) a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realiza um café da manhã com a imprensa de Marabá. Na oportunidade serão apresentados os dados da gestão passada (2020-2024), para prestação de contas e transparência das informações. Também será exposta a proposta de gestão para o próximo quadriênio (2024-2028. Já a cerimônia que irá empossar, novamente, Francisco Ribeiro como reitor e Lucélia Cavalcante como vice-reitora, para o próximo exercício acontecerá no final deste mês.

 

XI SIIMI

O XI Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (SIIMI) inicia nesta terça-feira (13), com o tema “Tecnodiversidade”, e encerra na quinta-feira (15), feriado da Adesão do Pará. A edição é coordenada pelo MediaLab, da Unifesspa, e acontece na Unidade III da universidade, em Marabá. Esta é oportunidade para vários pesquisadores do Brasil e de outros países apresentarem suas pesquisas e inovações diante de tantos avanços tecnológicos, e refletirem como essas inovações impactam diretamente a questões sobre sustentabilidade, a ecologia e a Amazônia.

Portas abertas

O programa “Universidade de Portas Abertas”, da Unifesspa, retomou sua programação na sexta-feira (9), após passar por um hiato durante a greve de servidores no primeiro semestre do ano. Durante a visita foram recepcionados 82 alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os espaços da universidade, como as instalações dos cursos de graduação e pós-graduação, os laboratórios e espaços de convivência. Eles receberam informações sobre as especificidades de cada curso.

Expoama I

A 36ª edição da Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) inicia na quarta-feira (14) e ambiciona arrastar uma multidão para o Parque de Exposições José Francisco Diamantino. A largada para o evento foi dada no sábado (10), com a tradicional Cavalgada. A abertura oficial da exposição é na quarta-feira (14), com show de Raí Saia Rodada e Viviane Batidão. Na quinta-feira (15), feriado e abertura do rodeio, é a vez da dupla Paulo & Nathan. Na sexta-feira (16), a animação é de Hugo e Guilherme animarem o público. Já no sábado (17), final do rodeio, quem se apresenta é Alana Macedo. No último dia, domingo (18), Henry Freitas é o responsável por encerrar a festa.

Expoama II

Ainda no sábado (10), foram coroadas a rainha e as princesas da feira. Representando a Comitiva JK, a bela Auriane Pessoa recebe o título de Rainha Expoama 2024. Quem recebe a faixa de 1ª princesa é a arquiteta Iasmin Oliveira, indicada pela Fazenda Santo Antônio e o título de 2ª princesa foi dado a Elisane Barbalho.

Oficina do TJPA

Estão abertas as inscrições para a oficina de “Atendimento à pessoa com deficiência”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará em Marabá. O curso acontece nos dias 27 e 28 de agosto e as inscrições podem ser realizadas no site https://apps.tjpa.jus.br/esm. A formação vai orientar sobre a legislação brasileira de acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência, estratégias para comunicação acessível, entre outras pautas.

 

Luta contra a Leishmaniose

O próximo “Dia D” contra a Leishmaniose acontece em 23 de agosto, das 8h às 12h, no Bairro Araguaia. Serão dois pontos de coleta de sangue para exame de detecção da leishmaniose em cães: um na Avenida das Torres, ao lado do posto de combustível, e na Escola José Flávio Alves de Lima, na Avenida Araguaia, Quadra e Lote especiais. Agentes de endemias farão visitas aos domicílios para orientar sobre a ação e manejo correto para evitar a proliferação do mosquito palha. Esta é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Endemias e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).