Convenções
Convenções Municipais: o prazo para a realização dos eventos partidários para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores nos municípios começa neste sábado (20) e segue até 5 de agosto. Muitos partidos já publicaram seus editais de convocação dos membros e é possível perceber que as principais siglas estão marcando suas convenções para os últimos dias do prazo.
Marabá
Leia mais:São 19 partidos aptos em Marabá que estão aptos junto à Justiça Eleitoral para constituírem candidatos: Republicanos (10), Progressistas (11), Partido Democrático Trabalhista (12), Partido dos Trabalhadores (13), Movimento Democrático Brasileiro (15), Podemos (20), Partido Liberal (22), Cidadania (23), Partido da Causa Operária (29), Agir (36), Partido Socialista Brasileiro (40), Partido Verde (43), União Brasil (44), Partido da Social Democracia Brasileira (45), Partido Socialismo e Liberdade (50), Partido Social Democrático (55), Partido Comunista do Brasil (65), Avante (70) e Solidariedade (77).
Salobo
A mineradora Vale divulgou esta semana que as operações da planta de processamento de Salobo 3, no Pará, foram restabelecidas. “A empresa reitera que o guidance de produção de cobre para 2024 está mantido em 320-355 kt”, diz comunicado.
Salobo II
Há um mês, em 16 de junho passado, houve um incêndio na usina do Salobo, sem vítimas. Na ocasião, a Vale informou que, “as equipes de brigadistas e bombeiros da empresa Salobo Metais conseguiram controlar o fogo que atingia uma das suas correias transportadoras do Salobo III. Todos os empregados estão em segurança. A empresa vai investigar as causas da ocorrência”, informou a empresa.
Salobo III
O projeto do Salobo foi instalado em Marabá, no ano de 2012, com capacidade de 100 mil toneladas anuais de cobre em concentrado de cobre. Em maio de 2014, começou a operar Salobo II, para produzir mais 100 mil toneladas por ano. Em novembro do ano passado, o complexo do Salobo III atingiu a capacidade de processamento superior a 32 milhões de toneladas anuais por um período de 90 dias. Um marco para a mineradora.
Homenagem
Uma missa em ação de graças, na segunda-feira (22), na Igreja Matriz São José Operário, no Km 7, Nova Marabá, vai marcar os 18 anos de ordenação presbiteral do padre Antônio de Pádua.
Apagão
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que também foi afetado pelo apagão cibernértico que derrubou sistemas de informática em todo o mundo nesta sexta-feira (19). De acordo com a Corte, a interrupção dos serviços eletrônicos ocorreu durante a madrugada de hoje. Por volta das 7h, o site do Supremo foi restabelecido, e os sistemas judiciais foram retomados.
Apagão II
A empresa de segurança cibernética CrowdStrike divulgou uma nota na qual assume a responsabilidade pelo apagão cibernético que afetou diversas empresas e serviços em vários países. De acordo com o CEO da empresa, George Kurtz, o problema já foi “identificado, isolado e uma correção foi implantada”. O problema decorre de uma atualização de conteúdo para computadores com o sistema operacional Windows, da Microsoft, relacionados ao sensor Falcon. O computador trava e aparece a chamada “tela azul da morte”, que indica que há problemas com a máquina. Além do Supremo, os sistemas de aeroportos, hospitais e bancos também foram afetados no Brasil.
Tucuruí
Em Tucuruí, o prefeito Alexandre Siqueira (MDB), que é pré-candidato a reeleição, divulgou esta semana, numa postagem nas redes sociais, o nome da pessoa escolhida para ser vice, na chapa. Será Claudinha Gonçalves, que vinha servindo como secretária de Assistência Social do Município. Evangélica, graduada em Serviço Social, Claudinha também te o aval da deputada Andreia Siqueira.
Parauapebas
Pré-candidato a prefeito em Parauapebas, Aurélio Goiano foi a Belém esta semana, acompanhado do presidente do Partido Renovação Democrática (PRD), Chico das Cortinas. Lá, eles estiveram reunidos com o pastor Riter Marques, presidente da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará (Comieadepa). Saiu de lá confiante de que vai ter apoio da igreja.
Expansão
Winston Diamantino, presidente do Grupo Revemar, foi ao Amazonas na última semana inaugurar a nova loja GWM (Great Wall Motors) Manaus, uma montadora de origem na China, mas já uma das maiores do mundo. Segundo o jornal do comércio, a Revemar investiu R$ 7 milhões na nova concessionária, que tem como estrelas os carros elétricos: Ora 03 e Haval H6. A GWM promete abrir fábrica no Brasil ainda em 2024, em São Paulo.