Correio de Carajás

Repórter Correio

Jiujítsu

Marabá vai abrigar no domingo, dia 19, a 1° Etapa do Campeonato Paraense Região Sudeste de jiu-jítsu. O evento terá lugar no ginásio municipal Renato Veloso, na Folha 16, organizado pela Federação Paraense de Lutas Esportivas, a FPLE.

Novas hidrelétricas

Leia mais:

Nesta semana, a Eletrobrás encaminhou pedido formal à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que seja renovado o registro e o “aceite técnico” para a construção da usina de São Luíz do Tapajós, no Rio Tapajós. Trata-se de um dos maiores projetos hidrelétricos do país com danos irreversíveis para todas as formas de vida ao longo da Bacia do Tapajós.

Novas hidrelétricas II

Desde 2017 as usinas do Tapajós estão fora do plano decenal de energia por ter inviabilidade ambiental. Além de São Luiz do Tapajós, foi pedido estudo das usinas: Marabá e Jatobá.

Identidade

Foram reveladas as identidades das três pessoas que morreram na queda de um avião de pequeno porte aqui no Pará na noite de 10 de maio. O CORREIO publicou sobre a ocorrência na sua última edição. O piloto era Sílvio César, que transportava o casal Márcio Antônio Neiss, de 44 anos, e Meilene Cristina Cirino Neiss, 42. O homem trabalhava em uma empresa de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, que confirmou a identidade do casal em uma publicação nas redes sociais.

Identidade II

Em nota, a Hacker Industrial lamentou a morte do casal e destacou o profissionalismo e gentileza de Antônio. Neiss também era fundador do Clube de Aeromodelismo Asas do Oeste, em Xanxerê. O espaço se manifestou: “Amigos, que Deus os receba na sua eterna bondade e conceda o descanso eterno. Aqui, ficamos com as boas lembranças e gratidão por tudo que vivemos”.

Açaí na barreira

A fiscalização nas estradas do Pará é feita diariamente por diversas equipes do Governo do Estado e muitas e apreensões geram consequências legais. Em operação itinerante, fiscais de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), lotados na Coordenação de mercadorias em trânsito, apreenderam 30 toneladas de açaí congelado. A apreensão ocorreu em um desvio de rota próximo ao posto fiscal do município de São Francisco do Pará, no nordeste paraense, após a equipe de fiscalização flagrar o caminhão transportando a carga com documentação irregular.

Garimpo

A Polícia Federal fechou três garimpos de ouro clandestinos na região conhecida como “Garimpo da Pista Branca”, na Terra Indígena (TI) Kayapó, no município de Bannach, no Pará. O fechamento dos garimpos é resultado da operação de combate a crimes ambientais e de extração ilegal de minérios naquele território, deflagrada pela instituição no dia 10. Na ação, foram inutilizadas três escavadeiras hidráulicas, quatro motores, três estruturas de apoio, duas caixas de coleta de ouro (estrovengas) e uma moto. Também foi arrecadado um celular. Embora ninguém tenha sido preso na operação, a Polícia Federal identificou os responsáveis pelos crimes, que serão responsabilizados nos inquéritos a serem instaurados.

Órgãos doados

O Pará vivenciou, em menos de 24 horas, um momento de solidariedade e cooperação: três famílias autorizaram as doações de órgãos de parentes falecidos. Enquanto uma equipe médica de Belém, especializada em transplante de fígado, embarcava para Santarém, no oeste do Estado, para se juntar aos profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas, outra equipe se preparava para a remoção dos órgãos de mais dois doadores em Belém.

Órgãos doados II

A Central Estadual de Transplantes do Pará (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e responsável pela coordenação e organização de todas as atividades no âmbito estadual, articulou e organizou toda a logística, que envolveu inúmeras etapas cuidadosamente planejadas. Todos os envolvidos, como as Comissões Hospitalares de Doação de Órgãos e o Samu, foram fundamentais no processo de captação, doação e deslocamento, reforçando o compromisso por trás de cada doação, aliado ao empenho do governo do Estado em garantir esse serviço à população

Preocupante

Perfis de Marabá em redes sociais deram amplitude na semana passada ao vídeo que mostra um menor infrator, de bicicleta, que aproveita o vacilo de um frentista e furta algo num posto de combustível. Ontem esse tipo de cena se repetiu, com a divulgação de dois menores furtando algo em uma frutaria. Os dois casos, flagrados por câmeras de segurança estariam evidenciando uma escalada desse tipo de ocorrência, segundo os internautas.