Correio de Carajás

Repórter Correio

Eleições

Mesmo faltando seis meses para as eleições 2024, e quatro para o início da disputa a cargo eletivo, o último dia 5 foi um marco fundamental na corrida, uma vez que obrigava os políticos a estarem abrigados em algum partido. Na decisão sobre o “para onde ir” sempre pesam dois exercícios de “futurologia”: saber em qual palanque de candidato a prefeito o seu partido vai estar e fazer as contas de quantos outros candidatos “fortes” já estão naquela legenda. Como o voto de vereador é proporcional, o equívoco na hora de escolher partido pode custar a eleição. Um candidato bem menos votado pode abocanhar uma vaga.

Eleições II

Leia mais:

Aqui em Marabá, MDB, Republicanos, PRD, União Brasil, e a federação PSDB/Cidadania devem caminhar juntos no campo majoritário.

Cheia

Com muita chuva sobre Marabá nos últimos dias, sobretudo no feriado municipal, o nível do Rio Tocantins segue sem ceder e nesta segunda-feira (8) amanheceu em 9,17 metros acima do normal. Segue o estado de alerta, segundo a Defesa Civil. Mas segundo o Boletim Informativo de Vazões e Níveis da Eletronorte, a tendência é regredir, mesmo que lentamente, nos próximos dias.

Morte em estádio

Após a morte de um torcedor dentro do estacionamento do Mangueirão, em circunstâncias não bem explicadas, as autoridades de segurança resolveram proibir a entrada de torcedores das organizadas Trovão Azul, Torcida Maior do Norte, Piratas e Fúria Bicolor. Isso nas próximas 6 partidas a serem realizadas no Mangueirão. Sobrou até para o Pavilhão 6, que não poderá receber torcedores durante as próximas seis partidas do campeonato paraense e seis partidas da Copa Verde. Ou seja, a punição vai até meados do ano que vem. O policiamento será reforçado na área externa do estádio e será proibida a permanência de torcedores na área de estacionamento após as partidas.

Balsa à deriva

Na tarde do último domingo (7), uma balsa ficou à deriva na Baía do Guajará, próximo ao Ver-o-Peso, em Belém. Mais tarde, acionada, uma equipe de inspetores navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) foi até o local e não conseguiu achar a embarcação. Logo depois, a equipe seguiu as buscas e conseguiu localizar a balsa atracada em um trapiche localizado no rio Guamá, no porto Santa Efigênia, em Belém. A CPAOR segue apurando os elementos essenciais para abertura do competente Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).

Sem inauguração

Um fato curioso aconteceu na comemoração do aniversário de Marabá este ano: a Prefeitura Municipal não aproveitou a data para realizar inauguração de obras, como tradicionalmente acontece. Pra quem usa o transporte público, por exemplo, era esperada a entrega do sempre propalado terminal de integração na Nova Marabá. E nada. Aliás, para esse mesmo usuário do transporte coletivo a resposta parece óbvia: o número de ônibus rodando nas ruas está claramente reduzido e o sofrimento enorme para chegar ao trabalho ou à escola.

Força Nacional

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou, até 31 de dezembro de 2024, o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nas ações de fiscalização e repressão ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais na Amazônia Legal. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e tem validade de 275 dias.

Força Nacional II

Os agentes permanecerão na região prestando apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), inclusive nas ações de combate aos incêndios florestais e queimadas. A intensificação do monitoramento e controle ambiental é um dos 12 eixos previstos no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que foi atualizado, está em sua 5ª fase, após a retomada das políticas ambientais em 2023, e estabeleceu a meta de desmatamento zero até 2030.

Biometria

Terminou ontem (8) o prazo para eleitores sem biometria cadastrada acessarem os serviços da Justiça Eleitoral pela internet, no sistema de autoatendimento chamado Título Net. Agora, o eleitor sem os registros biométricos deverá ir a um cartório eleitoral caso precise regularizar o título para votar nas eleições municipais, marcadas para outubro. Para quem já tem o registro biométrico, os serviços no Título Net continuam disponíveis, assim como o atendimento presencial em todas as unidades da Justiça Eleitoral. A data limite para atualização do título eleitoral é 8 de maio.