Correio de Carajás

Repórter Correio

Fenômeno estranho

Pelo menos 10 estudantes deram entrada no Hospital Municipal de Marabá na noite de domingo (3), ao mesmo tempo, com os mesmos sintomas: coração acelerado, desmaio e formigamento, entre outros. São alunos do campus rural do Instituto Federal do Pará (IFPA). Segundo um professor, que acompanha a situação de perto, aparenta serem casos de crise de ansiedade coletiva. Até o final da tarde desta segunda-feira, elas permaneciam em observação no hospital, sem receber alta.

Samu vai mal

Leia mais:

Com apenas quatro ambulâncias, sendo três do tipo suporte básico e uma de suporte avançado (a que atende com médico), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está sofrendo com o desgaste natural e fase de sucateamento desses veículos. Diariamente, pelo menos duas delas estão fora de operação por problema mecânico, central de ar ou até lâmpada interna queimada. A necessidade é de renovação urgente da frota. O Samu é tripartite, mantido pelos governos federal, estadual e municipal.

Futebol

Atual campeão, o Águia de Marabá está agora na fase final do Campeonato Paraense de Futebol de 2024. Nas quartas de final (quando restam apenas oito times), o Azulão enfrenta o Caeté em dois jogos, sendo o primeiro já no próximo domingo, dia 10, às 16 horas, no Zinho Oliveira. Precisa ganhar e fazer um bom placar, para não levar sustos no jogo da volta.

Defensoria

O defensor público-geral do Estado do Pará, João Paulo Lédo, está em Marabá nesta terça-feira (5) para compromisso junto à sede do Núcleo Regional Carajás da Defensoria Pública (DPE). Ele vai entregar um veículo de apoio, mais equipamentos. Além disso, vai assinar a ordem de serviço para a construção de um auditório, assim como instalação de usina de energia solar. Também vai fazer homenagem à família do saudoso defensor Francelino Eleutério (in memoriam), o qual deverá dar nome ao auditório da sede. A solenidade será às 15 horas.

Imposto de Renda

A Receita Federal anunciou, nesta segunda-feira (4), que o programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023) será disponibilizado ao contribuinte a partir de 15 de março, mesma data do início da temporada de envio do documento. O programa poderá ser baixado em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, por meio das lojas de aplicativo de cada sistema. O mesmo procedimento poderá ser realizado por meio de computador na página oficial da Receita Federal.

Elas voltaram

Dez anos após a Lava-Jato ter sido oficialmente deflagrada, o setor de construção pesada do país ainda reflete os efeitos da operação, segundo especialistas, mas vem buscando novos caminhos para retomar o crescimento. Muitas empreiteiras já estão reabilitadas a trabalhar para o governo, que voltará a investir em infraestrutura. Mas elas também estão ampliando sua atuação no setor privado, devido a concessões e projetos de parceria público-privadas (PPPs).

Para rememorar

Ao longo da Lava-Jato, as principais companhias do setor entraram na mira de investigações por esquemas de cartel em contratos públicos e fecharam acordos de leniência com pagamentos de multas bilionárias. Altos executivos foram condenados e chegaram a ficar presos por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção, como Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Novonor (antiga Odebrecht), Otávio Marques de Azevedo, ex-executivo da Andrade Gutierrez, e Dario Queiroz Galvão Filho, ex-presidente da Galvão Engenharia.

Cheia

Depois de ter alcançado 9,38 metros acima do normal no último dia 28, o Rio Tocantins estabilizou e recuou a 8,16 metros, na medição realizada ontem (4) pela Defesa Civil.

HPV

No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas estão infectadas pelo papilomavírus humano, conhecido como HPV. A estimativa é de que a cada ano no país surjam 700 mil casos novos dessa infecção, que é transmitida através de relação sexual. O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero, além de ter relação com outros tipos de câncer em homens e mulheres e com o surgimento de verrugas na região genital e no ânus. A vacina é a principal forma de prevenir a infecção por HPV.