Correio de Carajás

Repórter Correio 31/10/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Academia de letras


A Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, com sede em Marabá, promoveu na noite de ontem (30) a posse de novos imortais. Foram eles: Abílio Pacheco, Alufa-Licuta, Francisca Maria Cerqueira, Francisco Xavier dos Santos, Kerley Carvalhedo, Silvaney SIlva, Tiese Rodrigues Teixeira Junior e Wander Duarte. O discurso de recepção aos escritores ficou a cargo do vice-presidente, Airton Souza.

Força-tarefa

Leia mais:

Segue o incêndio na Floresta Estadual do Trombetas, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), no oeste paraense. No último dia 29 chegou ao local o reforço de uma força-tarefa para combater focos de incêndios nas proximidades da Base Jaramacaru do órgão, situada entre os municípios de Óbidos e Oriximiná.

Força-tarefa II

Agentes do Ideflor-Bio, com apoio de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/IBAMA), Corpo de Bombeiros Militar de Santarém, Corpo de Bombeiros Civis de Oriximiná, Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Santarém, secretarias de Meio Ambiente e de Segurança de Oriximiná, e populares residentes no entorno da Flota, ajudaram a conter as chamas, agora controladas.

Desemprego

A taxa de desemprego chegou a 14,4% no trimestre terminado em agosto, aumento de 1,6 ponto percentual frente ao trimestre encerrado em maio, quando registrou 12,9%. É a maior taxa  registrada na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012. O número de desempregados alcançou 13,8 milhões, aumento de 8,5% em relação ao trimestre anterior. São cerca de 1,1 milhão de pessoas a mais à procura de emprego frente ao trimestre encerrado em maio.

Emprego

Entre janeiro e setembro de 2020, o Pará registrou o maior saldo de oferta de empregos formais do País, com 22.050 vagas, entre admissões e desligamentos, com destaque para o setor da Construção Civil, com quase 10 mil postos de trabalho. E os dados positivos também aparecem pelo quarto mês consecutivo na manutenção do crescimento de contratações com carteira assinada – 9.582 mil vagas -, no comparativo entre contratados e demitidos – melhor resultado de toda a Região Norte para o período. As informações são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), com base também nos dados do Caged.

Ferramenta Os serviços do Disque 100 — para denúncias de violações de direitos humanos — e o Ligue 180 — de violência contra a mulher — chegaram ao WhatsApp. O Whatsapp tem sido uma ferramenta bastante usada; principalmente, nesse período de pandemia. Agora, além de facilitar o contato com a família e os amigos; também será possível usar o aplicativo para fazer denúncias de violência contra as mulheres, idosos, crianças, portadores de deficiência, por exemplo. É só encaminhar mensagem para o número 61- 99656-5008 — a qualquer hora ou dia da semana. Assim que as denúncias chegam, elas são encaminhadas para apuração das autoridades competentes.

Covid em Marabá

Após vários dias sem vagas de UTI em Marabá, ontem a situação passou a dar mostras de esperança: era de…

Repórter Correio

Covid no Pará Até esta sexta-feira, dia 7, de acordo com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), eram…

Covid em Marabá

Covid em Marabá Os leitos de UTI seguem com 100% de ocupação em Marabá, ou seja, 50 em 50 existentes.…

Repórter Correio

Enchente Embora lentamente, o nível do Rio Tocantins voltou a apresentar baixa e ontem estava em 8,34 metros acima do…

Repórter Correio

Covid no Pará O balanço da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) divulgado nesta sexta-feira (30/4), sobre a covid-19…

Repórter Correio

Alok no Pará Tido como o DJ mais importante, conhecido e requisitado do mundo, o brasileiro Alok está no Pará.…