Concurso da PM
O Governo do Estado do Pará, em colaboração com a Polícia Militar (PMPA) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD), já divulgou a abertura de um concurso público para recomposição dos quadros de policiais da corporação. O processo seletivo militar é destinado à admissão ao Curso de Formação de Praças (CFP/PMPA/2023), conforme estabelecido no edital nº 1 – CFP/PMPA/2023, de 19 de setembro de 2023. O objetivo é selecionar 4.000 candidatos, sendo 3.200 homens e 800 mulheres, para diversas cidades do Estado do Pará.
Concurso da PM II
Leia mais:O processo seletivo será organizado e executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O concurso será dividido em cinco etapas: avaliação de conhecimentos, avaliação psicológica, avaliação de saúde, avaliação de aptidão física e investigação de antecedentes pessoais. Cada fase tem seu caráter eliminatório e será realizada em diferentes localidades do Estado. O concurso terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Atrás de incentivos
Os representantes do setor produtivo paraense e do Executivo estadual, além de profissionais da área tributária, estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (25), para debater possíveis soluções contra a Medida Provisória (MP) 1185/2023, que determina mudanças na tributação de empresas que possuem benefícios fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A reunião foi realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), que foi sede do encontro, e pelo Centro das Indústrias do Pará (CIP).
Atrás de incentivos II
O governo federal afirma que a decisão tem como objetivo corrigir distorções tributárias que causaram impactos negativos para a arrecadação federal, e o Ministério da Fazenda estima uma arrecadação de mais de R$ 35 bilhões já no próximo ano. A Fiepa, por outro lado, diz que a medida provoca um aumento na incidência de tributos federais e pode reduzir a concessão de benefícios, especialmente aos estados e municípios das regiões Norte e Nordeste, gerando impactos negativos para empresas.
Com a própria arma
O sargento da Polícia Militar (PM) Walmir Favacho Ferreira morreu baleado no domingo (24), na passagem Nossa Senhora das Graças, rua da Olaria, no bairro Canudos, em Belém. A vítima estava na casa de um conhecido quando houve um desentendimento e uma pessoa o baleou com a arma do próprio sargento, segundo testemunhas. O responsável pelo tiro fugiu logo em seguida. A Polícia Civil (PC) informou que uma equipe da Divisão de Homicídios fez o levantamento do local do crime e que diligências são realizadas para identificar e localizar o autor do crime.
Perigosa
Uma mulher foi presa suspeita de cometer uma série de assassinatos em Abaetetuba, no nordeste do Pará. A prisão ocorreu na quarta-feira (20), em Belém. Segundo a Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que confirmou o caso, a mulher estava em um carro no centro da capital quando foi abordada pela corporação, junto com o Grupo de Atuação de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público do Pará (Gaeco – MPPA).
Degelo
O gelo marinho que contorna a Antártida atingiu neste inverno os níveis mais baixos já registrados, informou nesta segunda-feira (25) o Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC, em inglês), elevando temores dos cientistas de que o impacto das mudanças climáticas no Polo Sul esteja se intensificando. Pesquisadores afirmam que as mudanças podem ter grandes consequências para animais como os pinguins, que se reproduzem e criam seus filhotes no gelo marinho, além de acelerar o aquecimento global, por reduzir a quantidade de luz refletida pelo gelo branco para o espaço.
Diabetes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (25) um novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2. O Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, tem como princípio ativo a tirzepatida, que age no controle do açúcar no sangue em adultos com a doença, combinado com dieta e exercícios físicos. O remédio está disponível em formato de caneta injetável.
Diabetes II
De acordo com a Anvisa, estudos mostram que a tirzepatida reduz de forma significativa a quantidade de hemoglobina glicada no sangue, o que indica o controle de açúcar. Essa redução contribui para queda do risco de doença microvascular, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros.