Correio de Carajás

Repórter Correio

Poder concentrado

Produtor não terá opção de escapar da pressão sobre o boi com a concentração que virá na nova conformidade da pecuária de corte. Antes três, agora apenas dois grandes nomes vão “ditar” o mercado, JBS e Minerva. Querer enxergar dificuldades para o JBS (JBSS3) com a compra bilionária que o Minerva (BEEF3) fez do Marfrig (MRFG3), como alguns se apressaram a comentar logo depois do anúncio da transação de R$ 7,5 bilhões, é a análise mais fora da realidade possível. Muito pelo contrário, já que a JBS aumenta seu reinado com a compra bilionária da Minerva, exercendo ainda mais pressão no mercado de originação do boi gordo para abate.

Poder concentrado II

Leia mais:

Com a concentração aumentada na compra de boi, com o Minerva levando 11 plantas brasileiras do Marfrig (de 16 no total) – se o Cade não impor restrições -, o JBS tende a ganhar também com animal mais pressionado. Precisamos relembrar ainda que o volume de animais próprios em seus confinamentos tem crescido e reduzido a dependência da indústria em épocas de menor oferta de gado nas praças.

Marfrig fora

De forma mais ilustrativa, como apontou o site Capitalist, quem quiser fugir do frigorífico sediado em Barretos, que do terceiro lugar deve saltar para o segundo em volume de abate, não terá como escapar do maior grupo brasileiro, enquanto o Marfrig ficará com apenas quatro indústrias e praticamente fora da carne in natura.

Mototáxi

A Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará participou na manhã de sexta-feira (1⁰), no auditório da Estação Cidadania, da assinatura do termo de compromisso para aquisição do CredCidadão para profissionais mototaxistas de Marabá e região. O objetivo é renovar a frota e melhorar a segurança de trânsito para mototaxistas e usuários, a partir da aquisição de veículos e equipamentos de segurança, a exemplo de capacete, luvas e coletes, dentre outros acessórios. O crédito terá um prazo de 60 meses para pagar e com juros reduzidos de apenas 0,5%.

Blecaute

O marabaense comemorou uma chuva forte na noite de ontem, como há um bom tempo não acontecia na cidade. De outro lado, a ventania que a acompanhou pode ter contribuído com uma falta de energia em várias folhas da Nova Marabá e também no complexo Marabá Pioneira. Moradores das folhas 18, 20, 22, 23 e 27 relataram várias ruas no escuro. No Bairro Belo Horizonte, algumas quadras residenciais também sofreram com o problema.

Unifesspa

O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Francisco Costa, era visto comemorando esta semana o retorno das reuniões presenciais dos Conselhos Superiores. Tal encontro vinha sendo virtual desde o início da pandemia de Covid, em 2019.

Nova realidade

Aos 37 anos, o lateral-direito Pará é atração na várzea de São Paulo após atuar em grandes clubes profissionais do Brasil. Pará resolveu jogar futebol amador depois de passagens discretas por Brusque e Portuguesa no ano passado. No início de 2022, ele deixou o Santos e quase reforçou o Cruzeiro. Sem propostas para as principais divisões do futebol brasileiro, topou a empreitada na várzea e reforçou o S.E. Metalúrgicos, de São Caetano, no ABC paulista. O Metalúrgicos está classificado para a fase final da zona leste na Copa Martins Neto. O time teve 100% de aproveitamento com Pará na lateral direita.

Amazônia

Após três dias de debates e propostas sobre novos modelos de economia sustentáveis, foi encerrada a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. Durante a solenidade de encerramento, o governador Helder Barbalho falou sobre a importância do evento e ressaltou a necessidade da implementação de novas políticas. “Agradeço a todos que prestigiaram este momento. Ao encerrar este encontro, gostaria de festejar o que conseguimos extrair dele. É muito importante destacar que a fotografia deste evento demonstra uma mudança de paradigma. Pela primeira vez o setor de mineração busca se abrir ao diálogo com a sociedade para se desafiar ao papel de fomentar estratégias e iniciativas que possam construir soluções econômicas para a Amazônia”, afirmou o governador.

Sem invasão

Em vídeo postado ontem, o prefeito de São Geraldo do Araguaia aparece ao lado de fazendeiros e homens da Polícia Militar e Civil para garantir que não estava em curso uma série de invasões de fazendas naquela região. O boato havia ganho força nas redes sociais nas últimas horas, dando conta de pretensa invasão ocorrida em propriedade naquela cidade. Foi desmentida.