Correio de Carajás

Parceria entre ICMBio e Corpo de Bombeiros visa proteção da fauna em áreas de incêndio

As palestras foram realizadas no prédio da Defesa Civil de Parauapebas

A Defesa Civil de Parauapebas recebeu, na quinta-feira, 31, um evento que reuniu o Corpo de Bombeiros e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com o objetivo de discutir a importância da parceria entre os órgãos nas ações de proteção da fauna em áreas de incêndios no Município.

Representando o ICMBio, Carla Ribeiro, responsável pelo recebimento e autorização de embarque de animais de estimação, como cães e gatos, pelo Aeroporto de Carajás, ministrou uma palestra com o objetivo de repassar, aos bombeiros, conhecimentos sobre o comportamento dos animais e a forma adequada de realizar a captura, direcionando-os para o local apropriado.

A reportagem do Correio de Carajás conversou com a palestrante, que ressaltou a importância da capacitação dos bombeiros em relação à captura e manejo da fauna devido à presença de uma unidade de conservação federal e unidades municipais de conservação em Parauapebas. Com a ocorrência frequente de incêndios na região, muitas vezes causados pela ação humana, é fundamental que os bombeiros tenham conhecimento sobre as particularidades da fauna local e saibam como protegê-la.

Leia mais:

Carla Ribeiro também alertou para os efeitos devastadores que as queimadas podem ter sobre os animais, muitos dos quais são afetados e correm risco de extinção. Tamanduás-mirins, serpentes e corujas são apenas algumas das espécies que já foram prejudicadas devido às queimadas na região. Ela pediu à população que evite realizar queimadas, mesmo em áreas delimitadas, e que busque informações junto aos órgãos competentes, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e o ICMBio, para realizar atividades relacionadas ao fogo de maneira segura e consciente.

A captura e manejo da fauna local foram pontos centrais das palestras

Ao final da entrevista, Carla Ribeiro ressaltou a importância de preservar a biodiversidade e pensar nas futuras gerações. “Precisamos nos preocupar não apenas com nós mesmos, mas também com o meio ambiente que nos sustenta. Depende de todos nós garantir a perpetuidade dessa diversidade tão rica e importante para o equilíbrio do ecossistema”, concluiu.

A reportagem também conversou com o tenente-coronel Catuaba, comandante do Corpo de Bombeiros no município, que ministrou uma palestra sobre o manejo de animais silvestres para os integrantes da tropa. O objetivo da palestra foi instruir os bombeiros sobre como lidar com as ocorrências envolvendo animais silvestres, que são frequentes na região.

Durante o verão, a seca é intensa em Parauapebas, o que aumenta o número de incêndios e, consequentemente, a possibilidade de encontrar animais silvestres em perigo. Por isso, é importante orientar a população sobre como proceder nesses casos.

Segundo o comandante Catuaba, em caso de ocorrências envolvendo animais silvestres, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 190 ou 193. Ele ressaltou a importância de tratar os animais e o meio ambiente com respeito e responsabilidade, evitando maus tratos.

Além disso, a palestra contou com a participação de autoridades de outros órgãos, como a Polícia Militar, o CCO (Centro de Controle Operacional) e a Defesa Civil. O objetivo dessa parceria é fortalecer os vínculos entre os órgãos e desenvolver ações conjuntas em benefício da comunidade. (Clein Ferreira – com informações de Ronaldo Modesto)