Correio de Carajás

Repórter Correio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Alívio e esperança

Marabá completou nesta segunda-feira três dias sem mortes por covid-19. Os números em relação a pacientes graves também são um alento: dos 50 leitos de UTI exclusivos, eram 29 os ocupados ontem, ou 58% da capacidade. De longe o menor índice de ocupação desde o início da pandemia. E mais: destes 29 pacientes, apenas 12 são residentes em Marabá.

Queda da torre

Leia mais:

Teve repercussão nacional a notícia veiculada aqui no CORREIO na edição anterior dando conta do acidente nas obras para a implantação da linha de transmissão do Projeto Novo Estado, na rodovia Transamazônica, no município de Pacajá, aqui no Pará. A ocorrência, do último dia 16, deixou sete trabalhadores mortos, de acordo com nota divulgada pela Engie Brasil Energia, produtora privada de energia elétrica responsável pelo projeto. Outros 12 trabalhadores ficaram feridos, dos quais oito foram liberados e quatro estão hospitalizados.

Obra complexa

Os trabalhadores, contratados pela Sigdo Koppers Ingeniería y Construcción (SKIC), empresa especializada na execução de projetos de construção e montagem industrial de grande porte, contratada pela Engie para implantação da linha de transmissão. A empresa informou que paralisou todas as atividades do projeto e que medidas de apoio aos acidentados e às famílias das vítimas foram providenciadas pela SKIC e acompanhadas pela companhia. “Uma comissão multidisciplinar está analisando as causas com o objetivo de elaborar um plano de ação e atualizar os procedimentos. A retomada das atividades ocorrerá de forma segura a gradativa”, diz a nota.

Saúde

O presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, esteve visitando a nova sede do 11º Centro Regional de Saúde (CRS), em Marabá, na sexta-feira, 16, acompanhado da assessora técnica do Conselho, Ângela Oliveira e da técnica do Telemedicina, Silvane Reis. Em reunião com a diretora do Centro, Irlandia Galvão, foi tratado sobre um projeto para a realização de seminários sobre a saúde da mulher, além de ações voltadas à saúde sexual e reprodutiva na região.

PCD e CNH

O processo habilitatório para a condução de veículos é padronizado, porém, Pessoas com Deficiência (PCD) passam por algumas etapas a mais, que envolvem desde a necessidade de uma junta médica para análise dos laudos comprobatórios e adaptações para o teste prático. Este público tem ainda direito a isenções de ICMS ao comprar veículos e no pagamento anual do IPVA, diante da posse da CNH e do laudo final.

PCD e CNH II

Para ter direito às isenções, é preciso previamente fazer um cadastro na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). Em relação ao IPVA, o documento mais relevante é o laudo médico. Já para o ICMS, a questão mais relevante é comprovar saldo financeiro para dar entrada no veículo. Caso o processo seja deferido, é automaticamente publicada a portaria do Diário Oficial do Estado (DOE), e com base na portaria, a Sefa dá baixa no débito do IPVA. Para o ICMS não é preciso dar baixa, já que trata-se de aquisição de veículo.

Finanças e estresse

As finanças causam estresse e refletem na vida familiar de 58,4% dos brasileiros, segundo o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro. O indicador, lançado ontem (19), faz parte de uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central para fornecer à população ferramentas de educação financeira. O índice foi construído para avaliar a capacidade de cada pessoa em cumprir as obrigações financeiras; tomar boas decisões do ponto de vista das finanças pessoais; ter disciplina e autocontrole; sentir segurança em relação ao futuro; ter a liberdade de fazer escolhas que permitam aproveitar a vida.

Comentários

Repórter Correio

Chuva, ventania e caos Moradores do Bairro Novo Horizonte entraram em contato com o Jornal Correio para falar sobre o…

REPÓRTER CORREIO

Abarrotados de vacina Na região sudeste do Pará, apenas Marabá e Parauapebas estão conseguindo dar vazão às vacinas contra covid-19.…

REPÓRTER CORREIO

PASSEIO CICLÍSTICO Este sábado, 11, amanheceu com centenas de ciclistas ocupando a rodovia BR-230, a Transamazônica, no trecho que vai…

REPÓRTER CORREIO

Inteligência artificial O Serviço de Videomonitoramento tem sido vital para identificação de crimes e ajudar no combate à criminalidade no…

REPÓRTER CORREIO

Nova frota de ônibus O secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Guimarães, confirmou a chegada de oito novos ônibus…

REPÓRTER CORREIO

Licença prévia Com a realização da obra da Ferrovia do Pará, alguns municípios do interior deverão receber terminais multimodais para…