Visita ao Pará
Em visita a Belém ontem, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, aprovou tanto as medidas tomadas no Pará que as levará como exemplo para as ações do ministério da Saúde. “Eu acredito que o que mais me impressionou foi a Policlínica com as ações de triagem. É uma medida que estamos discutindo agora no Ministério da Saúde e já vem sendo feita pelo Governo do Pará. Acho que é uma coisa muito resolutiva e eu estou levando como exemplo para a gente poder implantar onde há maior incidência (de Covid-19), no país. As ações no interior também”, exemplificou o ministro.
Visita ao Pará II
Leia mais:Helder Barbalho aproveitou para cobrar o envio de 80 respiradores pedidos pelo Governo do Estado ao Ministério da Saúde. Dos 200 que foram pedidos, 120 foram enviados até agora. Com isso, a expectativa é de que até o fim da próxima semana, o Pará tenha 600 leitos de UTI exclusivos para atender pacientes com coronavírus.
Indígenas
Na região, a única aldeia que ainda não teve casos de covid-19 é a Sororó, do povo suruí-aikewara. A aldeia fica na região de três municípios, com acesso por São Geraldo do Araguaia
Menos passageiros
Desde a segunda quinzena de março, quando foi decretada a pandemia da Covid-19, a demanda dos voos domésticos no Brasil caiu mais de 50%. Só no mês de abril, reduziu 93%. Agora, em maio, foi registrada queda de 90%. E as ofertas de voos pelas companhias tem acompanhado esse cenário. Todos esses dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Nos aeroportos
Se você precisar viajar durante a pandemia, saiba que existem regras a serem cumpridas. Os aeroportos e aeronaves são higienizados regularmente. Todos os passageiros devem usar máscaras e manter distância de 2 metros de outras pessoas. Em alguns voos, não há mais serviço de bordo. Algumas aeronaves possuem sistema de filtros de ar que promove a renovação do mesmo a cada 3 minutos.
Bandeira verde
É que a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, decidiu manter a bandeira verde até o dia 31 de dezembro deste ano. Essa é mais uma medida emergencial da Agência para aliviar a conta de luz dos consumidores em meio à pandemia da Covid-19.
Sobrando energia
Como neste momento de quase paralisação da economia e de redução das atividades industriais, houve uma diminuição no consumo de energia elétrica, foi possível manter a bandeira verde até o final do ano. Em outras palavras: está sobrando energia, por isso o preço fica mais barato.
Doação de respiradores
Com o objetivo de ampliar a quantidade de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Pará, o Grupo Mateus realizou, na manhã desta quarta-feira (27), a doação de cinco respiradores ao Governo do Pará. Os equipamentos irão o atendimento a pacientes da Covid-19 do Hospital Regional dos Caetés. O próprio presidente do grupo supermercadista maranhense, Ilson Mateus, foi a Belém fazer a entrega a Helder Barbalho.