Correio de Carajás

Repórter Correio

Expoama

A Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) está confirmadíssima para 2023 e uma solenidade na tarde desta terça-feira (18) vai marcar o lançamento oficial do evento e a divulgação da sua programação. Será no Parque de Exposição Agropecuária José Francisco Diamantino, às 17 horas, com a presença de convidados. Um convite neste sentido foi enviado pelo presidente do Sindicato dos Produtores, Ricardo Guimarães.

Expoama II

Leia mais:

A escolha da nova Rainha Expoama, inclusive, já está em andamento. As inscrições foram abertas no último dia 10 e seguem até 21 de abril.

Novos profissionais

Solenidade nesta segunda-feira (17), no Campus da Uepa, em Marabá, marcou a colação de grau especial de acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal, Ciências Naturais-Física e licenciatura em Química.

Belém-Salinas

A Azul, que já opera voos entre Belém e Salinópolis com aeronave Caravam, com 9 lugares, já pensa em expandir a oferta, diante da demanda e colocar na rota um avião ATR 72-600, para 70 passageiros. Hoje em dia essa rota é explorada às sextas, sábados, domingos e segundas. A ligação aérea entre o principal balneário turístico do estado e a capital começou em 30 de junho de 2022.

Falta concorrência

De outro lado, no que diz respeito a interligação entre Marabá e Belém, a Azul continua sozinho explorando essa rota e cobrando o preço que quer na tarifa, se prevalecendo da falta de concorrência. A população do sul e sudeste do Pará, que faz uso do Aeroporto João Corrêa da Rocha, sonha com a volta da Gol e da Latam explorando esse trecho.

Eleitoral

O Ministério Público (MP) Eleitoral pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará a suspensão dos diretórios regionais de sete partidos políticos por falta de prestação de contas de anos anteriores. Se o TRE acatar as representações do MP Eleitoral e decidir suspender os registros ou anotações das legendas, elas não poderão registrar candidatos enquanto perdurar a irregularidade que motivou a suspensão.

Eleitoral II

Até o momento, os diretórios partidários apontados pelo MP Eleitoral no Pará como tendo contas anuais não prestadas declaradas em acórdãos transitados em julgado são os dos seguintes partidos: Avante, Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido da Causa Operária (PCO), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Rede Sustentabilidade e Unidade Popular.

Águia em Brasília

Nesta segunda-feira a diretoria do Águia de Marabá embarcou para Brasília, onde tem uma audiência nesta terça-feira (18) com a ministra do Esporte, Ana Moser. Na pauta, o sonho da construção de um centro de treinamento.

PIX parcelado

Utilizado por cerca de 150 milhões de brasileiros, o Pix foi uma das maiores revoluções no mercado de pagamentos dos últimos anos. A ferramenta de transferências e pagamentos, lançada em 2020, já movimenta R$ 1 trilhão por mês, segundo dados do Banco Central. Para ampliar o alcance da solução, o BC está trabalhando em outras funcionalidades da plataforma, como o Pix Parcelado.

PIX parcelado II

O produto, que deve ser lançado ainda em 2023, promete ser um concorrente do cartão de crédito. O desenho da solução não está pronto, mas possivelmente o cliente poderá pagar uma compra com o Pix e com parcelas que serão descontadas mês a mês na conta corrente. Se seguir as regras originais do Pix, a nova forma de pagamento não trará custos para os consumidores, apenas para os vendedores. Em um relatório publicado nesta segunda-feira (17/4), o banco UBS BB estimou o impacto do Pix Parcelado para as instituições financeiras brasileiras. O saldo, por incrível que pareça, pode ser bastante positivo.

Novo Progresso

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) inaugurou, no dia 14, a sede da Coordenação Técnica Local (CTL) de Novo Progresso I e II, no estado do Pará. A unidade descentralizada é responsável pelo atendimento aos indígenas da região. A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, participou da solenidade ao lado de lideranças indígenas, servidores e autoridades locais.

Novo Progresso II

O espaço foi totalmente pensado para receber os indígenas, contemplando uma grande maloca, ideal para acomodá-los. As novas instalações consistem ainda na sede/escritório, garagem e estacionamento. Com a estrutura, a Funai proporcionará melhores condições de trabalho aos seus servidores e um ambiente agradável e adequado aos indígenas atendidos. A nova unidade ocupa um terreno cedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sendo o primeiro imóvel construído no estado do Pará com recursos próprios da Funai.