Comércio
O comércio em geral está prometendo funcionar até às 19 horas nesta quinta-feira (24/12) para atender às vendas de Natal que ontem finalmente se intensificaram, em Marabá. Falando especificamente do Shopping Pátio Marabá, vai abrir mais cedo, às 9 horas e fechar às 18 horas hoje. Já no feriado, funciona apenas com praça de Alimentação, das 12 às 20 horas.
Desemprego
Leia mais:Em novembro, a taxa de desocupação chegou a 14,2%, a maior da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, iniciada em maio. Isso corresponde a 14 milhões de pessoas sem trabalho no país. Em outubro, eram 13,8 milhões. Os dados são da última edição da Pnad Covid-19, divulgada ontem (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a população ocupada subiu para 84,7 milhões, aumento de 0,6% em relação a outubro (84,1 milhões), e, pela primeira vez desde o início da pesquisa, apresentou contingente superior ao de maio (84,4 milhões).
Informalidade
Em novembro, a taxa de informalidade ficou em 34,5%, a mesma do mês anterior, o que corresponde a 29,2 milhões de pessoas. Norte e a Nordeste continuam com as maiores taxas de informalidade, 49,6% e 45,2%, respectivamente.
No Pará
Já no Pará, levando em conta o mesmo Caged, foram 6.215 os contratados com carteira assinada em novembro. Aqui na região, lideram Marabá, com 775 postos de trabalho; Parauapebas, com 551 e Canaã dos Carajás com 449. À frente destes, no Estado, apenas Belém e Ananindeua.
MPF de casa nova
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Marabá, mudaram de endereço desde o último dia 21, e agora estão num prédio compartilhado de frente para a Transamazônica, no bairro Amapá. Em todos estes anos, talvez seja a primeira vez que estes órgãos terão um espaço com condições plenas de atividade. Os endereços anteriores eram imóveis residenciais adaptados.
Covid em Marabá
Os números da pandemia continuam avançando na região. Em Marabá, até ontem, eram 10.945 os casos confirmados e 228 óbitos. Dos 28 leitos de UTI específicos para covid-19, 26 estavam ocupados, sendo 12 por pacientes de Marabá e 14 de outras cidades. Das 36 enfermarias, eram 16 ocupadas ontem. O nosso município, aliás, e sua região, estão em vermelho no mapa da Sespa, como área de aumento acentuado dos casos de covid.
Amazônia Viva
A Operação Amazônia Viva divulgou nesta quarta-feira (23) os resultados da sétima etapa da ação de combate a crimes ambientais, efetuada este mês. Nesta fase da operação, equipes da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, formadas por policiais civis e militares, bombeiros, peritos e fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) estiveram em ação.
Amazônia Viva II
Nesta sétima fase, a exemplo das anteriores, a operação foi realizada em municípios que estão entre os que possuem as maiores áreas de desmatamento no Estado: Itaituba, Novo Progresso, Senador José Porfirio, Pacajá, Anapu, Altamira, Mojuí dos Campos, Santarém, Portel, São Félix do Xingu, Uruará, Prainha, Novo Repartimento e Trairão. Nesta etapa, a operação volta a apresentar números expressivos no combate ao desmatamento ilegal. Desta vez, 932 hectares de terra foram embargados, ou seja, colocados em proteção.