Correio de Carajás

Repórter Correio 21/11/19

Ministério Público

Os servidores do Ministério Público do Pará (MPPA) declararam estado de greve. Esse é o primeiro passo para realização de uma paralização geral dos servidores efetivos do órgão. Dentre as muitas reivindicações da classe a que mais pesa é a negação pela gestão do órgão, do encaminhamento de projeto de lei referente a revisão geral anual dos servidores, fato este já publicado pela administração do MP em nota.

Ministério Público II

Leia mais:

Outros fatores também estão na pauta de reivindicações, a exemplo das discussões envolvendo o PCCR do órgão, que ainda está em fase de discussão, e alegadas perdas salariais anteriores, uma vez que em 2016 os servidores também amargaram a não revisão geral de seus vencimentos.

Hoje

Um movimento está programado para acontecer neste dia 21 de novembro, em Belém, sendo esperado sua replicação em todas as sedes do Ministério Público do estado. Em Marabá o movimento decidiu não acompanhar a paralisação, tendo em vista a promessa de serem recebidos diretamente pelo procurador geral de justiça, que estará no município nesta sexta-feira, dia 22.

Juizado Especial

A Comarca de Parauapebas deverá contar com mais uma Vara de Juizado Especial. Na sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) desta quarta-feira, 20, os desembargadores aprovaram minuta de projeto de lei nesse sentido, com vistas, com o objetivo de atender a crescente demanda no município e agilizar a prestação jurisdicional. O anteprojeto de lei seguirá para a Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), para deliberação.

Juizado Especial II

Para atender a nova unidade, o anteprojeto prevê ainda a criação de um cargo de juiz, um cargo de assessor de juiz, um cargo de diretor de secretaria, dois cargos de analista judiciário, dois cargos de auxiliar judiciário e dois cargos de oficial de justiça. A competência da Vara de Juizado será definida por resolução do TJPA, bem como o cronograma de implantação da nova Vara será estabelecido pela Presidência do TJPA, de acordo com as disponibilidades financeiras do Poder Judiciário.

Acervo processual

A Vara de Juizado Especial Cível e Criminal de Parauapebas conta, atualmente, com cerca de 5,6 mil processos. Além do quantitativo referente ao acervo processual, fatores relativos aos aspectos populacional e econômico, contribuíram para a decisão de instalação de mais uma unidade judiciária em Parauapebas, município que conta, atualmente, com quase 200 mil habitantes.

Destaque no futebol

Dois times aqui da região conquistaram o direito de disputar a fase principal do Campeonato Paraense de 2020. Eles foram destaques na chamada segundinha, competição de acesso. Eles são: Itupiranga e Carajás. O primeiro conquistou a vaga em dois jogos contra o Cametá e o segundo deixou para trás o Parauapebas. Ambas as equipes estão de parabéns!