Correio de Carajás

Repórter Correio

Tiros na estrada

Caminhões da Amaggi, empresa do ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, foram atingidos por tiros no final da manhã de domingo (27) na região de Novo Progresso, no Pará. A situação foi registrada por volta das 11 horas na Serra da Anita, localidade do município. Conforme relatos de motoristas, recebidos pelo Canal Rural Mato Grosso, os suspeitos estariam escondidos em uma parte de mata da serra. Em nota, a Amaggi confirma a situação e informa que os danos foram apenas materiais e nenhum motorista se feriu. Ainda segundo a empresa, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e investiga o caso.

Pagando estacionamento

Leia mais:

O Partage Shopping Marabá voltou nesta segunda-feira (28) a cobrar tarifa de estacionamento dos funcionários das lojas daquele centro lojista. A circular n° 067/2022 informou a todos sobre a retomada da cobrança que vem sendo alvo de contestação junto à justiça do Trabalho. O Partage instituiu a cobrança de estacionamento geral no último dia 6 de dezembro. Ontem a queixa era grande nas redes sociais, da parte dos colaboradores de lojas. O assunto ainda promete render.

Novos prefeitos

Eleitores de seis municípios foram às urnas no domingo (27) para escolher novos prefeitos em eleições suplementares. Esse tipo de eleição ocorre quando há a anulação de mais da metade dos votos concedidos ao candidato ao Executivo, no caso, prefeito, com registro indeferido. Em Tanabi (SP), foi eleito Alexandre Silveira Bertolini (PSB) para governar o município até o fim de 2024. Ele foi eleito com 5.939 votos, 41,29% do total. O prefeito anterior e seu vice tiveram o mandato cassado por gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral e abuso de poder econômico.

Novos prefeitos II

Em Pedro Velho (RN), a eleita foi Edna Lemos (PSB), com 51,19% dos votos. Em Canguaretama, também no Rio Grande do Norte, foi eleito Wilsinho (PTB), com 54,74% dos votos. O prefeito anterior foi cassado e, assim como sua vice, considerado inelegível devido a uma condenação criminal na Justiça Federal por crime contra a fé pública. Em Pedro Velho, a prefeita e o vice-prefeito tiveram seus diplomas cassados por abuso de poder político.

Novos prefeitos III

Em Maraial (PE) foi eleito Marlos Henrique (PSB), com 53,31% dos votos. O prefeito e o vice-prefeito haviam sido cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico. Em Ibitirama (ES), Ailton Vein (PSDB) foi eleito com 58,31% dos votos. Lá, o prefeito anterior teve o registro de candidatura indeferido por ter tido suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Já em Maiquinique (BA), Valéria Silveira (Podemos) foi eleita com 50,57% dos votos.

Câmara Federal

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), caminha para ter uma vitória arrasadora na disputa à reeleição em fevereiro de 2023. O PT deve declarar apoio a Lira nesta semana, junto com o PV e o PCdoB, que fazem parte de sua federação, Brasil da Esperança. Como federação, eles terão de atuar pelos próximos quatro anos como se fossem uma única legenda. Além do partido do presidente eleito Lula, o PSB, do vice Geraldo Alckmin, também deve apoiar a recondução do deputado alagoano.

Câmara Federal II

Caso a aliança com a federação encabeçada pelo PT e o PSB seja oficializada, Lira terá o apoio declarado ou sinalizado de 16 partidos, que somam 429 deputados (83% da Câmara). Em tese, o amplo leque garante uma vitória acachapante para Lira, principal distribuidor dos recursos do chamado orçamento secreto. Já estão com Lira o PP (47 deputados), o União Brasil (59), o Republicanos (41), o PDT (17), o Podemos (12), o PSC (6), o Patriota (4), o Solidariedade (4), o Pros (3) o PTB (1). O PL, com 99 cadeiras, e o PSD, com 42, ainda não formalizaram o apoio ao líder do Centrão, mas a tendência é que também apoiem sua recondução ao cargo.

Varíola dos macacos

O Pará registra 90 casos confirmados da doença mpox (nova nomenclatura em substituição à varíola dos macacos), como informa a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) nesta segunda-feira (28). No dia 15 deste mês, ou seja, há 13 dias, eram 81 ocorrências no Estado, indicando que houve um aumento de 9 casos nesse período.

Varíola dos macacos II

No dia 15 deste mês, a capital paraense tinha 57 casos e teve, então, um aumento de 8 casos para chegar nos atuais 65. Ananindeua apresentava 11 casos e agora tem 12 – aumento de 1 caso; Santarém mantém 4 casos registrados; Marituba permanece com 2 casos, e seguem com 1 caso registrado Barcarena, Paragominas, Marabá, Acará, Benevides, Itaituba e Portel. Do dia 15 até o dia 28, nesta segunda-feira (28), são 11 municípios paraenses com registro de mpox.