Ads

Queimadas

Ads

Acontece nesta terça-feira, dia 20, às 11 horas, no auditório do Ministério Público Estadual, em Marabá, importante reunião para discutir o enfrentamento das queimadas urbanas em Marabá. A ideia é montar uma Força Tarefa com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Ministério Público (MPE), Corpo de Bombeiros e órgãos de segurança institucional.

Soldado

No próximo domingo, 25 de agosto, é comemorado o Dia do Soldado no âmbito do Exército Brasileiro. Em decorrência da festividade, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva realiza a partir desta quarta-feira (21) até o final de semana uma exposição de material de emprego militar no Shopping Pátio Marabá. Na ocasião, os quartéis apresentam seus equipamentos e viaturas, baseados nos temas: vida na selva, missão de paz no Haiti, museu da FEB, apoio logístico e de saúde, comunicações/equipamentos rádio e outros.

Soldado II

Para encerrar as atividades em comemoração à Semana do Soldado, a Banda de Música da 23ª Brigada realizará uma apresentação no dia 24, às 19 horas.

História

Em 1º de março de 1845, Caxias, então vencedor da Guerra dos Farrapos, celebrou a Paz de Ponche Verde. A conclamação final sintetizava seu espírito pacificador: “Abracemo-nos e unamo-nos, não peito a peito, mas ombro a ombro, em defesa da Pátria, que é a nossa mãe comum”, mostrando que somente a superação dos antigos e injustificáveis antagonismos abriria caminho para a construção de um futuro grandioso.

História II

O Dia do Soldado surgiu em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, que se tornou o patrono do Exército Brasileiro e é nascido no dia 25 de agosto de 1803. Ele lutou várias guerras e combates dentro do território nacional e no exterior.

Animais de rodeio

Decreto presidencial assinado na noite de 17 de agosto estabelece que compete ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) avaliar os protocolos de bem-estar animal elaborados por entidades promotoras de rodeios. Na prática, o decreto que o presidente Jair Bolsonaro assinou ao participar da 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP) complementa a Lei nº 10.519 , de julho de 2002, que estabelece as normas de promoção e fiscalização da defesa sanitária animal em rodeios.

Animais de rodeio II

O decreto, que será publicado no Diário Oficial da União, estipula que o Mapa poderá, a qualquer momento, requerer parecer de especialistas para subsidiá-lo na avaliação dos protocolos de bem-estar dos animais empregados nos eventos de montaria, com ou sem provas de laço, realizados para avaliar a habilidade dos peões em dominar os animais.

Ads